Ensaios laboratoriais - Contenco
15668
post-template-default,single,single-post,postid-15668,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Ensaios laboratoriais

Determinantes para qualidade final da construção, testes de desempenho precisam estar sincronizados à evolução da obra

Para elevação da qualidade geral da construção civil é imprescindível a existência de memoriais de especificações e desempenho dos
elementos construtivos, visando garantir compras mais acertadas e precisas. Afinal, todo sistema de qualidade exige a escolha de serviços controlados por meio de parâmetros de projetos e que possam ser analisados seguindo normas técnicas pertinentes a cada caso.

Nesse contexto, ensaios de laboratório testemunham a observância de tais parâmetros, estabelecendo registros para garantia da qualidade. Outra função importante, especialmente para materiais como concreto armado ou argamassa, por exemplo, é a definição da rastreabilidade de cada serviço. Para cada material existem ensaios laboratoriais e de recebimento na obra, definidos por normas brasileiras e internacionais.

Controle do desempenho dos materiais, como concreto armado ou argamassa de revestimento, está diretamente relacionado à possibilidade de rastrear local exato de aplicação na obra

ESPECIFICAÇÃO

A contratação de ensaios laboratoriais passa pela avaliação da capacitação do laboratório que prestará os serviços. Antes da contratação é importante analisar a composição do corpo técnico, o atendimento dos equipamentos e dos ensaios às normas, o recebimento e acondicionamento dos materiais a serem analisados, os formulários de ensaio – levando em consideração a rastreabilidade -, a climatização, a documentação dos procedimentos, a análise crítica e interpretativa dos resultados, a participação de programas interlaboratoriais etc.

Para a contratação, normalmente o cliente entra em contato, informa o tipo de ensaio necessário e as especificações do projeto, a Contenco elabora o orçamento e, após o aceite, o serviço é executado. É imprescindível o acompanhamento do engenheiro tecnologista. É ele quem define os ensaios necessários para cada material. Esse profissional também fica responsável pela logística de recebimento e planejamento de ensaios, bem como a análise interpretativa e crítica dos resultados, visando a liberação ou não do uso dos materiais.

LOGÍSTICA E CUIDADOS NO CANTEIRO

O correto recebimento dos materiais determina a precisão dos ensaios e, por isso, deve fazer parte do planejamento logístico da obra. A finalidade é proporcionar o tempo adequado para execução dos ensaios. No caso do concreto dosado em central é preciso ficar atento ao momento de saída da central, com o ensaio de abatimento, além de verificar o lacre da betoneira, cujo número deve estar de acordo com o número da nota fiscal.

As amostras devem chegar ao laboratório com as mesmas características de campo para não comprometer o resultado. No caso das amostras de solo indeformadas, por exemplo, essas características são ainda mais importantes. O transporte deve garantir a integridade das mesmas, sua densidade e teor de umidade. Portanto, elas devem ser cuidadosamente embaladas com parafina e transportadas em caixas de madeira forradas com serragem úmida. É preciso ter cuidado também na especificação dos locais de coleta, dos cuidados na sua retirada e no número de amostras representativas para a obra.

Fonte: Revista Construção Mercado.

PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, CONVERSE COM UM CONSULTOR