7 curiosidades sobre o concreto - Contenco
21816
post-template-default,single,single-post,postid-21816,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

7 curiosidades sobre o concreto

7 curiosidades sobre o concreto

Não existe nenhum outro material de construção mais utilizado que o concreto. Isso mostra como ele apresenta diversas vantagens e pode ser aplicado em muitos cenários diferentes. Hoje, a Tecnomor nos apresenta 7 curiosidades sobre concreto que você provavelmente não sabia. Afinal, por ser um material usado de tantas formas, existem muitos detalhes interessantes.

Se você quer saber mais, continue lendo o texto abaixo e acompanhe conosco!

curiosidades sobre o concreto

7 curiosidades sobre concreto

1. Primeira vez que o concreto foi utilizado

A primeira das curiosidades sobre concreto que nós trouxemos é também a mais antiga. As primeiras vezes nas quais ele foi utilizado (pelo menos das quais se tem notícia) foram na Grécia Antiga, em aproximadamente 800 a.C. A composição, por outro lado, era muito diferente da que conhecemos hoje: os materiais básicos eram cal viva, pedra-pomes e cinzas vulcânicas.

2. Concreto super resistente

Depois dos gregos, foi a vez dos romanos desenvolverem seu próprio tipo de concreto, algo que aconteceu pelo menos meio milênio depois, entre 300 a.C e 476 d.C. Porém, o romano também tinha muitas diferenças do nosso — o concreto da Roma Antiga tinha sua resistência aumentada com o contato com o meio ambiente.

A explicação para isso é que os romanos utilizavam um mineral derivado do alumínio, o que deixava a resistência muito maior.

3. Revestimento de estradas com concreto

A pavimentação de estradas com a utilização de concreto já é uma realidade muito presente em diversos países. A maior resistência do material em relação ao asfalto, além de ele ser muito menos prejudicial ao meio ambiente são alguns dos motivos que fizeram este uso ter um crescimento rápido. 

Mas você sabia que um dos primeiros pavimentos de concreto do mundo, que foi construído em 1872, na Escócia, está em uso até hoje? Isso, por si só, mostra a vantagem do concreto nas pavimentações.

pavimentos de concreto

4. Maior consumidor de concreto no mundo

É muito provável que isso não seja uma grande surpresa para ninguém. A China, país mais populoso do mundo, é também o maior consumidor de concreto de todo o planeta. Para se ter uma ideia da magnitude da utilização de concreto na China, somente em um intervalo de tempo de dois anos (2011 a 2013) o país usou mais cimento que os Estados Unidos durante todo o século 20.

5. Material de construção mais usado

Outra das curiosidades sobre concreto que você, na verdade, talvez já saiba, é que ele é o material de construção mais usado no mundo. Mas você faz ideia do tamanho da utilização? Estima-se que aproximadamente 5 bilhões de metros cúbicos são produzidos todo ano por todo o mundo. A produção de todos os outros materiais de construção não chega nem na metade deste número. 

material de construção concreto

6. Concreto perfumado

Sim, é isso mesmo que você leu. Com tantas inovações e o surgimento de tipos de concreto cada vez mais diferentes (incluindo o concreto biológico, o translúcido e o inflável), não é de se estranhar que já existe também o concreto perfumado. Este resultado é obtido a partir de agentes de liberação, que trazem o aroma para o produto.

7. Cimento na produção de bebidas

Você já deve ter ouvido falar que o concreto é um material muito versátil. Mas tanto a ponto de ser utilizado para produzir bebidas também? É o caso do vinho, que utiliza recipientes de concreto no processo de fermentação. O material foi escolhido para isso pois ele mantém a temperatura constante, o que possibilita a sobrevivência das leveduras.

Fonte: Tecnomor

Os ensaios em Concreto 

A Contenco indústria e Comércio Ltda fabrica e comercializa vários tipos de prensas, máquinas e dispositivos para determinação das propriedades físicas, químicas e mecânicas do Concreto.

ensaios em concreto

Dentre as prensas , podemos citar a linha das prensas hidráulicas que podem ser manuais ou elétricas. Veja descrição e características das prensas para ensaio de concreto abaixo: 

  • As prensas hidráulicas para ensaios de concreto da marca PAVITEST possuem recursos suficientes para a realização dos ensaios de compressão axial e compressão diametral em corpos de prova com Ø10×20 cm e Ø15×30 cm. Realizam também ensaios de compressão axial em corpos de prova de argamassa com Ø5×10 cm e 4x4x4 cm e compressão em blocos refratários.

Podem ser realizados ainda, ensaios de tração na flexão em corpos de prova prismáticos de concreto de 15x15x50 cm e 15x15x75 cm e em vigotas de argamassas de 4x4x16 cm.

  • No caso das prensas eletro hidráulicas para concreto é possível também a determinação do módulo de elasticidade.
prensa hidráulica manual contenco
Prensa Hidráulica Manual Contenco Pavitest
prensa eletro hidráulica contenco
Prensa Eletro Hidráulica Contenco Pavitest
  • Exceto o ensaio de compressão axial em corpos de prova de concreto, para execução dos demais ensaios é necessário a utilização de acessórios específicos (não inclusos).

O equipamento permite também a execução de ensaios de compressão simples em amostras de materiais diversos e quaisquer outros ensaios onde haja necessidade de aplicação de força de compressão. Para a execução destes ensaios pode haver a necessidade de utilização de acessórios específicos (não inclusos).

  • Para a realização de ensaios, além dos especificados, é necessário que a estrutura possua capacidade e dimensões mínimas suficientes para adaptação dos acessórios e que a faixa nominal seja compatível com a resistência do material ensaiado.
  • Os equipamentos podem ser fornecidos com duas escalas de calibração, sendo a padrão de 20 a 100% da carga nominal e uma especial (opcional não incluso) de 4 a 20 % da carga nominal.

Na prensa manual para ensaio em concreto o sistema para aplicação de carga é realizado através de acionamento de injetor manual, utilizando-se de transdutor de pressão e indicador digital para leitura da carga e pode ser fornecido com estruturas para cargas máximas de 20, 100, 120/150 e 200 Toneladas.

No caso da prensa eletro hidráulica de concreto o equipamento é composto de gabinete de comando e pode ser fornecido com estruturas para cargas máximas de 20, 100, 120/150 e 200 Toneladas.

O sistema para aplicação da carga é realizado através de válvulas reguladoras de vazão, tanto para incremento como para decremento da carga.

  • As medidas de deformação do corpo de prova durante o ensaio são realizadas através de transdutores de deslocamento (LVDT), relógios comparadores analógicos ou digitais (opcional não incluso).
  • As prensas para concreto podem ser fornecidas com software para cadastramento de amostra e corpos de prova, aquisição e armazenamento de dados, traçado de gráficos e emissão de relatórios. 

Os equipamentos atendem à Classe 1, conforme a norma NBR ISO 7500-1.

Para saber mais sobre estes e outros equipamentos da Contenco Pavitest, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:

Email: contenco@contenco.com.br

Telefone: 31 3623-3623 | Whatsapp: 31 98878-6968

Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/

Ou por meio do nosso chat online em nosso site.

Siga a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/