Automação de Processos: Agregando valor e produtividade na linha de equipamentos Pavitest - Contenco
21356
post-template-default,single,single-post,postid-21356,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

Automação de Processos: Agregando valor e produtividade na linha de equipamentos Pavitest

Automação de Processos: Agregando valor e produtividade na linha de equipamentos Pavitest

A automação de processos está intrinsecamente ligada ao DNA da Contenco, que desenvolve e comercializa máquinas e equipamentos servocontrolados para ensaios de materiais. Ela está presente desde os processos administrativos até os processos industriais.

A automação integra basicamente três áreas:

  • Eletrônica;
  • Mecânica;
  • Tecnologia da informação (TI).

Interligamos essas áreas por meio dos hardwares e dos softwares. Os hardwares são o conjunto de ferramentas, instrumentos, peças mecânicas e eletrônicas. Já os softwares, ou programas, consistem em um conjunto de informações lógicas que podem ser interpretadas e processadas por um computador ou microprocessador.

Como é feita a automação de um processo?

De maneira simplificada, para automatizar um processo precisamos analisar primeiro os elementos necessários para desenvolver a tarefa. E é fundamental que esses elementos possibilitem o recebimento de algum estímulo ou sinal a ser transmitido por um programa.

automação de processos

O programa então possibilita executar cálculos e ações de maneira muito veloz e precisa, gerando economia de tempo em relação ao esforço mental que seria necessário para realizar a mesma tarefa por uma pessoa. De maneira similar, os elementos mecânicos e eletrônicos conseguem desempenhar atividades de grande intensidade, que exigiria um grande número de pessoas para cumprir o mesmo papel.

A automação de processos na Contenco

Em diversas linhas de equipamentos produzidos pela Contenco, ofertamos equipamentos automatizados que possibilitam nossos clientes obterem:

  • Padronização;
  • Agilidade;
  • Segurança;
  • Comodidade para diminuir esforços físicos e mentais dos operadores.

Dispomos de uma mecânica ajustada, de unidades de microprocessamento eletrônico próprias e dos Softwares Pavitest®. Eles são usados para controlar as ações dos equipamentos em ensaios destrutivos de materiais como: concreto, aço, madeira, solo, asfalto, minério, plástico, borracha e outros mais.

Softwares Pavitest®: tecnologia exclusiva Contenco

Os Softwares Pavitest® também fazem parte de um processo de automação. São programas desenvolvidos pela própria Contenco, que concentram conhecimentos interpretados a partir de normas técnicas para apresentarem resultados instantâneos aos nossos clientes.

Como parte do processo, coletam automaticamente as leituras dos instrumentos, desenham gráficos em tempo real e montam automaticamente relatórios. O uso dos nossos softwares extinguem erros comuns que os operadores estão passíveis, como erro de anotação das medições dos instrumentos ou mesmo nos cálculos para apresentação de resultados. Tais resultados são de suma importância para a segurança de edificações, para controle de qualidade em aterros e barragens, economia de matéria prima e de mão de obra.

automação de processos contenco

Gráficos gerados pelo software Pavitest Triaxial

Para muitos, a automação pode ser considerada como a substituição de trabalhos manuais por tarefas robotizadas, o que não significa que as máquinas e computadores venham a substituir totalmente o trabalho das pessoas. O mundo está em constante evolução, e enquanto algumas funções desaparecem outras surgem, suprindo a necessidade atual do mercado.

Atualmente estamos na era da análise de grandes massas de dados (big data), avanço da inteligência artificial e internet das coisas (IOT). Juntas elas estão propiciando que a automação não se restrinja somente às indústrias e aos locais de trabalho, mas que também nos alcance individualmente, seja em nossas casas ou em qualquer outro lugar que disponha de um sinal de internet.

Nesse segundo semestre de 2019, a Contenco deu um grande passo rumo às tendências mundiais:

Foi entregue um equipamento para ensaio Triaxial Estático em solos, modelo I-1077-HC, capaz de trocar informações entre seus módulos sem a utilização de fios (tecnologia wireless).

Além de possibilitar um distanciamento físico considerável entre os módulos, ganhou-se na maior estabilidade da troca de dados por estar agora imune a possíveis laços indesejados de correntes ou tensões que poderiam ser induzidas no cabo que realizava a condução dos dados.

automação de processos contenco

Pressurizador 1, Pressurizador 2 e Prensa comunicam-se com ausência de fio

equipamentos contenco

equipamentos contenco

Telas da IHM touchscreen para operação dos Pressurizadores

equipamento pavitest

Painel de Leituras Software Pavitest Triaxial

Quer saber mais sobre as nossas linhas automatizadas? Converse com um de nossos consultores comerciais: contenco@contenco.com.br | 31 98878-6968.

Para estar sempre por dentro das novidades Contenco, siga-nos nas nossas redes sociais!

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/