- janeiro 15, 2025
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Ensaios especiais, Solos
Cisalhamento do solo: o que é, como medir e como impacta no canteiro de obras
Levantar uma obra de engenharia civil é, dentre muitas outras coisas, também um ato de prever o futuro. Mas espere: não é daquela previsão de que estamos falando. Mas, sim, da previsão que nos é permitido fazer por meio dos métodos científicos.
Falando de forma mais específica, um dos elementos de que precisamos obter certa previsão é o comportamento do solo no local onde se pretende trabalhar. E para ter essa informação precisamos realizar alguns procedimentos laboratoriais importantes.
Tal procedimento é a utilização de uma máquina chamada prensa eletrônica para determinar os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo em questão.
Ficou confuso? Vem com a gente que vamos explicar tudo em detalhes!
Aliás, explicar em detalhes questões dessa natureza é nossa especialidade – por isso, separamos abaixo alguns de nossos artigos para que você possa conhecer nosso Blog da Contenco.
Você Sabe O Que É Micro Revestimento Asfáltico A Seco E Como Medir Sua Qualidade?
Aparelho para índice de resistência mecânica de rochas
Pórtico para Ensaios de Paredes: atestando a força bruta de sua construção!
Índice
- O que é a resistência ao cisalhamento do solo?
- Como é realizado o ensaio de cisalhamento?
- Por que é tão importante colocar em prática esse ensaio?
- A Prensa Eletrônica da Contenco: venha conhecer!
O que é a resistência ao cisalhamento do solo?
Antes de falarmos sobre a resistência ao cisalhamento do solo, precisamos entender o que é, afinal, o cisalhamento?
Cisalhamento é o processo de deformação de um corpo sólido quando resultante da ação de forças que promovem o deslizamento e atrito entre partes deste corpo, fazendo com que este perca sua forma e sua integridade.
Tendo isto posto, vamos ao que importa neste tópico: a resistência ao cisalhamento é um parâmetro que mede a máxima tensão de cisalhamento aplicada em um material sólido antes que este se renda à ruptura e ao colapso.
Ao aplicar esses conceitos ao nosso objeto de estudo – o solo –, temos que a resistência ao cisalhamento do solo é o máximo que aquela amostra específica, que representa o montante de um local, pode resistir às forças que nele são exercidas, até que ele ceda.
Como é realizado o ensaio de cisalhamento?
O processo é bastante simples: por meio de uma prensa específica (sobre a qual veremos mais adiante), são aplicadas forças em uma amostra de solo de modo a verificar qual o seu parâmetro de resistência ao cisalhamento.
Apesar de simples, existem algumas variáveis que são bastante importantes e devem ser consideradas – por exemplo, a intensidade da força aplicada e a velocidade com que ela aumenta em relação ao tempo.
Geralmente essas forças são aplicadas em função dos parâmetros determinados previamente até que a amostra se rompa ou colapse. Este é um dos principais momentos do ensaio, que é quando são realizadas as medições mais importantes.
Por que é tão importante colocar em prática esse ensaio?
O ensaio que determina a resistência ao cisalhamento de amostras de solo é importante porque dele podem ser extraídos dados essenciais para obras de engenharia civil.
Com esses dados em mãos, os engenheiros podem calcular a estabilidade de forma geral em solos, trazendo assim uma garantia a mais de segurança na obra.
Em outras palavras, podemos assim determinar que o local onde a obra será erguida não sofrerá com instabilidade do solo, o que poderia levar toda a construção abaixo, trazendo prejuízos de vidas e financeiros.
Além disso, a equipe de engenharia pode determinar a compra de materiais de maneira muito mais racional, evitando desperdício e trazendo mais economia.
A Prensa Eletrônica da Contenco: venha conhecer!
Entre os equipamentos fundamentais em qualquer laboratório de solos está a Prensa Eletrônica para Ensaios de Cisalhamento da Contenco/Pavitest! Vamos conhecê-la um pouco mais a fundo?
Prensa Eletrônica para Ensaios de Cisalhamento I-1073-N
A máquina é equipada com um sistema servo controlado que permite o comando e controle da velocidade de avanço, monitorado digitalmente pelos sensores digitais instalados no conjunto.
Também digitais são os dispositivos que capturam, medem e consolidam os dados fornecidos pela dinâmica dos ensaios. Tudo isso é controlado de maneira automática por um software que é fornecido junto com a máquina.
Se você se interessou pela máquina, entre em contato conosco! Ah, e se você considera que alguém do seu círculo de amigos e conhecidos poderia se interessar por essas informações, compartilhe com eles o link para este artigo!
OUTROS MODELOS DISPONIVEIS!
CISALHAMENTO DIRETO – ANALÓGICO, COM ACIONAMENTO MANUAL – CAPACIDADE DE CARGA 500 Kgf I-1073-H
EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE CISALHAMENTO DE GRANDE PORTE I-1073-F
Para saber mais sobre estes equipamentos ou outros da Contenco Pavitest, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:
Email: contenco@contenco.com.br
Telefone: 31 3623-3623
Whatsapp: 31 98878-6968
Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/
Não deixe de seguir a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:
Instagram: @contenco_pavitest
Post a Comment