- dezembro 11, 2024
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Cimento e argamassa, Maquina Universal de ensaios, Mineração, News, Rochas e mineração
Conheça os clássicos Contenco: prensa CBR e prensa Marshall!
Se existem ensaios de controle tecnológico em solos e asfaltos que podemos chamar de “clássicos”, estes com certeza seriam os ensaio CBR e Marshall, tanto pela sua longevidade quanto pela sua alta eficiência. São testes realizados principalmente pela prensa CBR e pela prensa Marshall – que conheceremos adiante!
As prensas CBR e Marshall são um dos equipamentos básicos para qualquer contexto de ensaio e controle de materiais em uma obra que envolva solo e asfalto. Quer saber o que significam essas siglas e nomes, bem como as principais características das máquinas e dos ensaios que elas realizam? Continue conosco e conheça os Clássicos Contenco!
Índice
O que são prensa CBR e prensa Marshall?
Como é realizado o ensaio CBR?
Como é realizado o ensaio Marshall?
O que são prensa CBR e prensa Marshall?
A sigla CBR significa “California Bearing Ratio”, que em português significa Índice de Suporte California – ou ISC, que é uma sigla também encontrada nos manuais. A prensa CBR, por sua vez, é o equipamento que executa o ensaio de laboratório que determina esse índice.
A prensa CBR é constituída por aparatos desenhados para aplicação de uma carga de força em uma determinada amostra e para sua posterior medição. Para saber mais detalhes, que tal acessar a página da Prensa para Ensaio CBR I-1006, no site da Contenco?
A prensa Marshall é também um equipamento dotado de pistão que fornece força de compressão e aplica em uma amostra de material (asfalto ou alcatrão – veremos adiante). Detalhes também podem ser encontrados na página da Prensa para Ensaio Marshall -I-2001.
A principal vantagem ao adquirir prensas CBR ou Marshall da Contenco/Pavitest é sua procedência 100% nacional, tanto de projeto quanto de escolha de matéria-prima e fabricação. Nós promovemos a indústria nacional!
Como é realizado o ensaio CBR?
Trata-se de um ensaio bastante simples, mas que pode revelar muito sobre o solo em que se pretende construir pavimento de qualquer tipo. É um dos ensaios de controle tecnológico mais populares do mundo!
O ensaio CBR consiste na inserção de um cilindro padronizado em uma amostra de solo (pode ser realizado in loco), cuja extensão de penetração máxima é relacionada ao mesmo índice de penetração em uma amostra de brita padrão.
O resultado é compilado em termos de porcentagem. Ou seja: se o índice CBR de uma amostra de solo é de 18%, isso significa que tal valor consiste em 18% do mesmo índice referente à brita.
Pode até parecer pouca informação, mas esses dados obtidos com o ensaio CBR são extremamente valiosos. Com eles em mãos, é possível dimensionar quantidade de material asfáltico, tamanho do pavimento, dentre muitas outras questões de projetos.
Como é realizado o ensaio Marshall?
O ensaio Marshall age muitas vezes em coparticipação com o ensaio CBR, uma vez que ambos operam para determinar índices relevantes para a construção de pavimentos com utilização de material asfáltico.
Em primeiro lugar, realiza-se a compactação das amostras que servirão de corpo de prova para o ensaio. Esta é uma etapa importante de adequação e medição de peso e dimensões da amostra – valores que serão comparados depois de realizado o procedimento.
Depois, a amostra é submetida às forças programadas de compressão. O processo é todo monitorado e termina com o rompimento da amostra. Os dados obtidos são fundamentais para a determinação da estabilidade e fluência de misturas betuminosas, o que se relaciona diretamente ao comportamento do material quando aplicado.
Para saber ainda mais sobre tipos de ensaios, controle tecnológico de materiais e tudo relacionado aos principais métodos de testes laboratoriais, acesse sempre o Blog da Contenco!
Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus contatos!
Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn
Post a Comment