- novembro 20, 2024
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Ensaios especiais, Mineração
A Retífica de Corpos de Prova é utilizada para que estes estejam aptos para diferentes ensaios. Neste texto iremos explicar como é realizada a Retífica de Corpos de Prova de concreto, argamassa e rocha.
Para obter um ótimo resultado de ensaio de compressão axial, é importante que o Corpo de Prova (CP) a ser ensaiado atenda duas características:
- Ter um bom acabamento superficial
- Ter os planos de aplicação da carga axial perfeitamente perpendiculares (90 graus) com o dorso do Corpo de Prova.
Como realizar a Retífica de Corpos de Prova
No passado, a maneira de se obter as condições enumeradas anteriormente era através do uso de capeamento de enxofre que, aquecido se torna líquido e pode ser utilizado para regularizar a superfície de corpos de prova. Este método está cada vez mais em desuso devido ao fato do enxofre ser um produto tóxico e poluente.
Outro método existente é utilizar um par de pratos de aço Elastoméricos em conjunto com discos de Neoprene, que como citado anteriormente, tem como objetivo minimizar as irregularidades da amostra e proporcionar a realização do ensaio de forma precisa.
O método atualmente utilizado com melhor custo/benefício é o da Retífica de Corpos de Prova através de equipamentos próprios e específicos para este fim.
A Retífica de Corpos de Prova Pavitest atende às duas exigências citadas anteriormente. A perpendicularidade é garantida pelo fato do corpo de prova ficar deitado sobre seu dorso no berço da retífica e o rebolo (coroa diamantada) que retifica a superfície de aplicação de carga, estruturalmente estar perfeitamente perpendicular ao berço do equipamento.
Com isso, ao retificar os dois lados do CP, o mesmo estará esquadrejado e com suas superfícies de aplicação da carga axial completamente uniformes e retificadas.
A Contenco Indústria e Comércio Ltda. fabrica e comercializa três tipos de retíficas:
1. RETIFICADOR MANUAL DE CORPOS DE PROVA CILÍNDRICOS
Este equipamento aplica-se à Retífica de Corpos de Prova cilíndricos de concreto, argamassa e rocha com diâmetros de 5, 10 e 15 cm.
O sistema de fixação do corpo de prova e a descida/subida do disco diamantado são realizados de forma manual.
Possui sistema de proteção para o motor e sistema de entrada de água para refrigeração do disco.
O motor possui 3370 RPM e o equipamento pode ser fabricado em 110 ou 220 V para rede monofásica ou em 220 e 380 V para rede trifásica.
2. RETIFICADOR PNEUMÁTICO DE CORPOS DE PROVA CILINDRICOS
Este equipamento aplica-se à Retífica de Corpos de Prova cilíndricos de concreto, argamassa e rocha com diâmetros de 5, 10 e 15 cm.
O equipamento é composto por sistema de fixação do corpo de prova através de uso de cilindro pneumático e ar comprimido. O corte/retífica do corpo de prova é realizado através de motor com disco diamantado com sistema “sobe e desce” acionado por cilindro pneumático e controlado por fim de curso superior e inferior.
Possui sistema de proteção para o motor e sistema de entrada de água para refrigeração do disco.
O motor possui 3370 RPM e o equipamento pode ser fabricado em 110 ou 220 V para rede monofásica ou em 220 e 380 V para rede trifásica.
OBS: Para funcionamento deste equipamento é necessário o uso de compressor de ar regulado com pressão de 5 Bar.
Veja o vídeo da Retífica Pneumática sendo realizado no equipamento Contenco:
Para mais vídeos de nossos equipamentos, acesse nosso canal no Youtube.
3. RETIFICADORA PNEUMÁTICA PARA CORPOS DE PROVA CILINDRICOS – PRISMÁTICOS
Este equipamento aplica-se à retífica de Corpos de Prova de concreto e argamassa cilíndricos de até 15 cm de diâmetro e peças prismáticas com até 20 cm de altura e 50 cm de comprimento.
O equipamento é composto por sistema de fixação do corpo de prova através de uso de cilindro pneumático e ar comprimido. O corte/retífica do corpo de prova é realizado através de motor com disco diamantado.
Possui sistema de proteção para o motor e sistema de entrada de água para refrigeração do disco.
O motor possui 3370RPM e o equipamento pode ser fabricado em 110 ou 220 V para rede monofásica ou em 220 e 380 V para rede trifásica.
OBS: Para funcionamento deste equipamento é necessário o uso de compressor de ar regulado com pressão de 5 Bar
Para saber mais sobre a Retífica de Corpos de Prova, Ensaio Axial e os produtos e tecnologias Contenco Pavitest, converse com a nossa equipe! Envie um email para contenco@contenco.com.br ou ligue para +55 31 3623-3623 | 31 98878-6968.
Aproveite para seguir a Contenco nas redes sociais e acompanhar todas as nossas novidades!
Instagram: @contenco_pavitest
Post a Comment