Compressômetro: aparelho para medição do módulo de elasticidade de CP de concreto - Contenco
21369
post-template-default,single,single-post,postid-21369,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

Compressômetro: aparelho para medição do módulo de elasticidade de CP de concreto

Compressômetro: aparelho para medição do módulo de elasticidade de CP de concreto

A necessidade de se construir estruturas cada vez mais altas, esbeltas, duráveis e com maior rapidez, fez com que houvesse um desenvolvimento das técnicas de construção e dos materiais utilizados nas obras. Mas para estas técnicas serem bem sucedidas é necessário que muitos testes sejam feitos, inclusive de deformação dos materiais. E é para isso que foi desenvolvido o compressômetro, aparelho que vamos apresentar neste texto.

Para que as construções sejam cada vez maiores, duráveis e seguras é necessário um conhecimento profundo das características de um dos principais materiais: o concreto. Algumas das características que devem ser bem avaliadas são:

  • Deformação,
  • Fluência,
  • Retração,
  • e outros parâmetros que demonstrem a resposta do concreto ao estado limite de trabalho.

Os tipos de deformação do concreto

No aspecto da deformação, podemos dizer que os materiais submetidos a esforços podem apresentar um tipo de comportamento:

  • Plástico,
  • Elástico,
  • ou até uma mistura dos dois, elasto-plástico.

 

A deformação elástica é aquela em que o material deformado retorna ao seu formato original após a retirada da carga que o deformou. Enquanto na deformação plástica não há retorno. No entanto, a maioria dos materiais passa por um comportamento elástico, antes de atingir uma deformação plástica (irreversível).

Portanto, o módulo de elasticidade do concreto é um dos parâmetros utilizados nos cálculos estruturais, que relaciona a tensão aplicada à deformação instantânea obtida. Isto conforme a norma ABNT NBR 8522 (Concreto – Determinação do Módulo de Deformação Estática e Diagrama Tensão x Deformação – Método de Ensaio).

O módulo de elasticidade do concreto permite ter uma melhor noção do comportamento da estrutura no ato da remoção das formas, ou a outras características desejadas do concreto.

É bom lembrar que um concreto com alta resistência à compressão nem sempre é um concreto pouco deformável.

 

Como funciona o compressômetro?

A Contenco fabrica o aparelhoCompressômetro Digital com LVDT para Corpos de Prova I-3036, usado para medição de deformação axial. Este aparelho é projetado e desenvolvido para a realização de ensaios de determinação do módulo estático de elasticidade à compressão em concreto endurecido, conforme norma ABNT NBR 8522.

Fabricado em alumínio, o compressômetro possui dois medidores de deformação com resolução de 0,001 mm. Ele está disponível para corpos de prova Ø 10X20 cm e Ø 15X30cm. A medição do módulo de elasticidade dos corpos de prova do concreto é feita através da combinação do uso de LVDT’s (transdutores de deslocamento linear) e software especifico desenvolvido pela Contenco, onde é possível acompanhar o ensaio em tempo real e emitir relatórios padronizados.

compressômetro digital

Compressômetro Digital com LVDT para Corpos de Prova I-3036

pavitest concreto

O compressômetro digital Contenco tem um outro importante diferencial: sua assistência técnica pode ser feita de forma remota, o que diminui muito o prazo de atendimento.

Observação: É possível também realizar a leitura das deformações da amostra através de Extensômetros. Entretanto este processo se encontra em desuso, por ser muito trabalhoso, depender de anotações do ser humano e ser passível de muitos erros.

Cada dia mais a Contenco vem buscando soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia dos ensaios de materiais.

Se você tem dúvidas técnicas ou comerciais sobre o Compressômetro da Contenco, envie um email para contenco@contenco.com.br ou ligue para +55 31 3623-3623 | 31 98878-6968.

Aproveite para seguir a Contenco nas redes sociais e saber ainda mais sobre ensaios, testes, equipamentos e muito mais!

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/

 

Nota.: Parte do texto adaptado do site “Portal do Concreto”.