Conheça o ensaio de solos CBR - California Bearing Ratio e os equipamentos utilizados - Contenco
22230
post-template-default,single,single-post,postid-22230,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22230
 

Conheça o ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio e os equipamentos utilizados

Conheça o ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio e os equipamentos utilizados

O ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio, também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), é um tipo de teste laboratorial fundamental e específico para a construção de vias pavimentadas.

Sua importância vai muito além daquela que existe por ser um ensaio de solos bastante preciso e gerador de dados essenciais para qualquer obra. Na verdade, sua atuação especial em obras de pavimentação confere um aspecto estratégico a esse teste.

A construção de vias pavimentadas, traduzida em estradas e obras viárias de todos os tipos, é vital para o desenvolvimento de qualquer nação. É nesse fator que reside a importância de ensaios de solos ISC, pois garantem a qualidade e a durabilidade dessas empreitadas.

ensaio de solos

Neste artigo, vamos entender os conceitos, importância e principalmente listar quais são os equipamentos utilizados nesses ensaios. Você poderá acompanhar por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é ensaio de solos ISC – Índice de Suporte Califórnia?
  • Porque é importante fazer ensaios ISC/CBR?
  • Quais os principais equipamentos utilizados em ensaios CBR?
  • Acessórios para ensaios CBR com as Prensas

 

Além disso, temos alguns outros conteúdos que recomendamos muito – confira abaixo os links:

Conheça Os Principais Equipamentos Para Laboratórios De Concreto

Ensaios De Rochas Com Um Moinho De Disco: Saiba Tudo!

Prensa Para Ensaios De Concreto: Você Sabe O Que É?

O que é ensaio de solos ISC - Índice de Suporte Califórnia?

Ensaios de solos ISC ou CBR, conforme já pontuamos, são utilizados principalmente na construção de vias pavimentadas. Sua principal função é prover dados e informações sobre o potencial de ruptura e deformação plástica dos solos em que se pretende construir a via.

Este fato nos leva também à origem do nome original – “California Bearing Ratio”. Foi neste estado norte-americano que, detectado o problema de solos das rodovias estaduais, criou-se o teste que acabou disseminado pelo mundo. Chegou ao Brasil em 1966, com as adaptações necessárias à nossa realidade.

O “índice” a que se referem o nome e a sigla agrega os valores das resistências de dois materiais, preparados em cilindro padronizado:

  • Uma amostra compactada do solo a ser testado;
  • Uma amostra de controle, composta de pedra britada.

 

A resistência testada é a de penetração dos corpos de prova, a partir da qual é possível obter valores de relação entre uma grandeza e outra e, por consequência, saber qual os valores de ISC/CBR da amostra de solo analisada.

Porque é importante fazer ensaios de solos ISC/CBR?

Além da importância estratégica da construção de estradas sobre a qual falamos no início do artigo, ensaios de solos para ISC/CBR atuam com protagonismo em outro fator preponderante em qualquer obra: a segurança.

Para entendermos, basta pensarmos sobre quantos veículos e quantas vidas percorrem as rodovias em nosso país, durante décadas, que necessitam de segurança estrutural nas vias.

Além disso, devemos considerar que os ensaios de solo deste tipo são muito utilizados também na construção de pistas de aeroportos, o que reforça ainda mais o seu papel enquanto procedimento garantidor de segurança.

Quais os principais equipamentos utilizados em ensaios CBR?

Os equipamentos que são amplamente utilizados em ensaios de CBR se enquadram na categoria das prensas: máquinas que aplicam a força necessária para penetrar e romper as amostras.

Exemplos de equipamentos do tipo fabricados pela Contenco são a Prensa CBR Manual I-1006 e a Prensa CBR Elétrica I-1006-A. Ambas atuam com eficiência em ensaios de solos CBR, para penetração das amostras, e a última funciona com motor elétrico, que garante pressão uniforme, sem esforço humano.

As Prensas CBR modelos I-1006 e I-1006-A trabalham em conformidade com as normas NBR NM-ISO 7500-1; NBR 9895; e DNER-ME 049.

Em paralelo, a Contenco fabrica também uma máquina ainda mais completa: é a Prensa CBR Marshall Para Ensaios de Compressão Simples e Outros I-1006-FA. Esta prensa possui característica multifuncional – ou seja, pode ser utilizada em ensaios CBR, Marshall, de Compressão e outros, através da aquisição de dispositivos opcionais.

prensa cbr marshall
Prensa CBR Marshall Microprocessada I-1006-FA

Um diferencial importante da I-1006-FA é que a máquina é eletrônica – ou seja, ela é controlada por meio de software específico, onde é possível cadastrar amostras, acompanhar o ensaio em tempo real e emitir relatórios padronizados. Este equipamento trabalha em conformidade com as normas NBR NM-ISO 7500-1; NBR 9895, 12770, 12891; DNER-ME 049, 043.

Links fáceis para as Prensas CBR da Contenco:

Prensa CBR Manual I-1006

Prensa CBR Elétrica I-1006-A

Prensa CBR Marshall Para Ensaios de Compressão Simples e Outros I-1006-FA

Acessórios para ensaio de solos CBR com as Prensas

Ensaios laboratoriais são procedimentos complexos, que muitas vezes exigem complementos aos testes e às máquinas. Pensando nisso, listamos abaixo os principais acessórios que operam junto com as Prensas CBR, com o intuito de agregar funções, melhorar performance, dentre outros.

Agora que sabemos tudo sobre ensaios CBR e as principais Prensas utilizadas, bem como seus acessórios, que tal compartilhar o artigo com alguém que também possa se interessar?