Conheça o nosso equipamento triaxial para ensaios! - Contenco
22133
post-template-default,single,single-post,postid-22133,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22133
 

Conheça o nosso equipamento triaxial para ensaios!

Conheça o nosso equipamento triaxial para ensaios!

Você sabe qual é a importância do equipamento triaxial para ensaios de solos? Neste artigo, veremos por que sua utilização em nível de laboratório é tão essencial em obras de engenharia civil – e, claro, vamos conhecer o modelo oferecido pela Contenco.

Para ajuda na leitura e total absorção dessas informações e dicas, sugerimos que o leitor tome como guia o índice que preparamos a seguir, com os principais tópicos que serão abordados:

  • O que é o equipamento triaxial para ensaios?
  • O que são ensaios de solos?
  • Quais as utilizações da máquina de ensaio triaxial?
  • Saiba tudo sobre o equipamento triaxial estático da Contenco!

Antes de continuarmos, confira abaixo esses outros artigos do nosso blog, que você certamente vai gostar:

Ensaios De Solos: Saiba O Que São E Por Que São Tão Importantes!

Os Principais Tipos De Concreto Da Construção Civil – Parte 1

O que é o equipamento triaxial para ensaios?

Quando vemos uma obra, seja ela de qualquer tamanho, estamos na verdade diante de uma intrincada estrutura de diversas tecnologias interligadas entre si – inclusive algumas delas com palco fora do canteiro de obras. É o caso do equipamento triaxial para ensaios de solos.

O equipamento triaxial para ensaios de solos – ou máquina de ensaio triaxial, como também é conhecida – é um dos itens que compõem o maquinário necessário para a realização de testes laboratoriais de solos – os chamados ensaios de solos.

No caso deste equipamento, a função específica é a de determinar parâmetros para o potencial de resistência ao cisalhamento dos solos. Por “cisalhamento” podemos entender como o ato causar deformação ou corte.

O potencial de resistência ao cisalhamento é um conjunto de dados essencial para que se possa construir com segurança em determinado local, sem que haja problemas com a integridade do solo.

O que são ensaios de solos?

Ensaios de solos são conjuntos de testes e dinâmicas laboratoriais necessários para se obter um verdadeiro “raio-x” das condições do solo de determinado local onde se pretende construir.

Esse tipo de procedimento tem a finalidade de estabelecer dados detalhados sobre todos os tipos de comportamentos químicos, físicos e mecânicos que um determinado solo pode ter.

Assim, de acordo com esses dados, determina-se o que se pode construir, sob quais condições e, principalmente, que tipo de ação será necessária para possivelmente adequar o terreno às condições seguras de construção.

Análises de ensaios de solos produzem dados que vão muito além daqueles que conhecemos e são típicos das classificações amplas e genéricas de solos que conhecemos. Na verdade, por esse motivo, é necessário realizar ensaios mesmo em solos do mesmo tipo e de regiões próximas.

Quais as utilizações da máquina de ensaio triaxial?

Conforme já pontuamos, o equipamento triaxial para ensaios é utilizado para determinar o potencial de resistência ao cisalhamento de uma amostra de solo.

Essa informação é importante porque determina o quanto um terreno pode resistir às forças nele projetadas pelos elementos da obra e da edificação em si.

Nestes casos, os ensaios de solo resultam em dados que são utilizados para realização de todos os cálculos necessários para manejo e adequação de terrenos, antes e durante a obra.

Que tal entendermos melhor como o equipamento funciona assistindo a um vídeo? Confira abaixo:

Saiba tudo sobre o equipamento triaxial da Contenco!

Quer mais informações sobre a máquina de ensaio triaxial que a Contenco oferece aos seus clientes? Comecemos pela denominação do tipo: trata-se de um ar comprimido, servo controlado, modelo I-1077 da marca Pavitest.

O equipamento possui recursos que permitem a realização de ensaios triaxiais de solo em suas diversas modalidades, operando de acordo e relacionado com as normas NBR NM-ISO 7500-1; NBR 12770; ASTM D 2850, D 4767.

Para saber quais são os dados completos sobre o equipamento, clique aqui e acesse a página principal do produto!