- novembro 27, 2024
- By: Thais Brito
- in: Mineração, Rochas e mineração, Solos
Se existe algo que é uma constante em nossos artigos e comunicações em geral, além da excelência dos equipamentos, é a praticidade e economia facilmente verificáveis no canteiro de obras. Afinal, onde fazemos um ensaio triaxial estático, podemos fazer dois, certo?
Sim! Mas a resposta deve vir acompanhada da descrição de uma máquina que é utilizada exatamente para esse fim: promover dois ensaios triaxiais simultâneos. Acompanhe e entenda!
Enquanto você se prepara, saiba que o Blog da Contenco tem como proposta essencial promover o conhecimento sobre equipamentos e máquinas destinados a diversos tipos de ensaios laboratoriais. Um pouco desse conhecimento você pode ver nos links abaixo:
Cisalhamento Eletrônico: A Máquina Que Traz Segurança E Economia
Você Sabe O Que É O Ensaio Triaxial Verdadeiro?
Método Medina Para Ensaios De Solos: Você Conhece?
- Ensaio Triaxial Estático: por que precisamos dele?
- Dois ensaios são melhores que um?
- Como funciona o ensaio triaxial estático?
Ensaio Triaxial Estático: por que precisamos dele?
O palco mais comum para as grandes obras realizadas pelo homem é a própria terra – o solo. Sabemos que o solo sofre diversos tipos de alterações com o tempo, mesmo em escalas pequenas. Em questão de anos, por exemplo, um pedaço de solo pode se movimentar em todas as direções!
E essas mudanças refletem nas estruturas construídas sobre o solo, que podem até mesmo colapsar, colocando assim vidas em risco e trazendo prejuízos enormes. Por isso, realizamos ensaios de solo.
Ensaios de solo nos dão dados importantes que são utilizados nos projetos e na execução de grandes obras, com vistas a evitar esses problemas com a dinamicidade do solo.
Aqui entram os ensaios triaxiais estáticos, que submetem amostras de solo a cargas de força em três eixos (triaxiais), sendo que essas forças aumentam de forma progressiva e constante (estáticos).
Dessa forma, os ensaios triaxiais estáticos permitem testar amostras de solo – que chamamos de “corpo de prova” – sob condições que são muito próximas da realidade, do que ocorre na natureza. Daí sua precisão e necessidade de realização sempre que possível em grandes obras.
Dois ensaios são melhores que um?
No início do artigo, falamos sobre economia e praticidade. Quer algo mais alinhado a estas duas premissas do que fazer duas coisas ao mesmo tempo?
Uma das principais vantagens, claro, é poder realizar dois procedimento no mesmo período de tempo em que se realizaria apenas um. Este é um ponto de grande atratividade, uma vez que tempo, em obras, é recurso escasso.
Outra vantagem é a flexibilidade: ensaios simultâneos podem ser feitos tanto com duas amostras diferentes, a depender da necessidade, quanto com amostras iguais, o que ajuda a chegar ainda mais perto da perfeição.
O Equipamento Triaxial Estático Para Dois Ensaios Simultâneos em Solos I-1077-AH, desenvolvido e comercializado pela marca Contenco/Pavitest, trabalha exatamente dessa maneira. Vamos entender melhor no próximo tópico?
Como são realizados dois ensaios triaxiais estáticos simultâneos?
Exatamente como um único ensaio, com a diferença que são dois. A máquina fabricada pela Contenco possui um sistema gerador de pressão controlado por válvulas reguladoras. A capacidade máxima de aplicação de força é de 8 Kgf/cm², sendo que na célula de aplicação essa força chega a 5.000 Kgf/cm².
O corpo de prova é submetido a essas forças triaxiais até que se rompa. Neste momento, a máquina captura os dados e os compilam em um conjunto de informações que serão a assinatura daquela amostra de solo.
O modelo específico do Equipamento Triaxial Estático Para Dois Ensaios Simultâneos em Solos I-1077-AH possui também medidores de volume – são quatro sensores digitais, sendo dois deles dedicados ao volume sob pressão.
O processo de ensaio realizado por esse equipamento também tem seu lado digital: toda a comunicação entre a prensa e o painel de controle é feita por wi-fi, ou seja, totalmente sem fios. Além disso, um sistema computadorizado cuida de todos os dados inseridos e a emissão dos relatórios.
Que tal agora você indicar este artigo para algum dos seus contatos? Quem sabe alguém também possa se interessar por esse conhecimento? Aproveite e inclua o Blog da Contenco nos seus favoritos!
Post a Comment