- dezembro 11, 2024
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Cimento e argamassa, Maquina Universal de ensaios, Mineração, News, Rochas e mineração
Quando falamos de asfalto, logo pensamos em sua principal utilização, que é em estradas de rodagem e estruturas afins. Logo, vinculamos o emprego do asfalto à exposição de forças imensas e que fatalmente alteram o estado do material. Por isso, é preciso entender a sua ductilidade.
Mas, afinal, o que significa esse termo? E por que é tão importante compreendê-lo e considerar sua aplicação em todas as instâncias da obra que envolvem esses materiais?
Temos informações relevantes a desenvolver neste artigo, que serão de suma importância no planejamento de qualquer obra que envolva utilização de asfalto e materiais similares – tanto em termos de segurança quanto no quesito economia de insumos e mão de obra.
Antes, vamos conferir alguns outros links que podem ser relevantes para você? Todos foram retirados do Blog da Contenco, um canal de informações valioso para você que gosta de saber cada vez mais!
O Que É e Como Medir Com Precisão E Segurança Em Concreto Endurecido?
Extratora De Corpos De Prova: Qualidade Em Qualquer Lugar Que Você Precisar!
Cortar É Preciso! Conheça A Serra Circular Para Rochas E Asfalto
- Ductilidade: o que significa?
- Como é o ensaio de ductilidade?
- Conheça o Ductilômetro da Contenco!
Ductilidade: o que significa?
Conforme falamos, existem demandas na construção civil e na indústria em geral que possuam certas propriedades – dentre estas, de forma geral, está a capacidade do material de se transformar em algo sem que haja perda.
Um dos principais aspectos dessa capacidade é a ductilidade, ou seja, a capacidade do material de sofrer deformação sem que se rompa. Este parâmetro mede essa variação até o momento exatamente anterior ao rompimento, que é quando o material perde a sua serventia.
Materiais “dúcteis” são bastante apreciados na indústria em geral, principalmente nos casos em que dada matéria-prima precisa ser trabalhada até que atinja uma forma desejada. Um exemplo é a fabricação de fios e chapas de metal.
Materiais betuminosos e asfálticos não possuem ductibilidade comparável à da maioria dos metais, mas apresentam potencial de deformação e elasticidade que precisa ser compreendido para que possam ser utilizados na construção civil de maneira segura e econômica.
Como é o ensaio de ductilidade?
A importância de se obter dados de ductibilidade de materiais asfálticos gerou a demanda por um ensaio específico – o ensaio de ductibilidade, realizado por um aparelho chamado ductilômetro. Trata-se, felizmente, de um procedimento simples e que traz ganhos substanciais para o planejamento da obra.
A amostra do material é colocada dentro de um recipiente de testes e, em seguida, posicionada no ductilômetro. O aparelho, então, aplica uma força de tração cuja velocidade pode variar, dentro do patamar de centímetros por minuto.
A força é mantida até que a amostra se rompa, que é quando se encerra a medição, com o índice de ductilidade devidamente registrado.
Outras medições que também podem ser feitas durante um ensaio de ductilidade são aquelas que determinam os coeficientes de recuperação elástica dos materiais. Neste caso, a amostra também é submetida a uma força de tração, mas que é subitamente interrompida. Após uma hora, mede-se o quanto a amostra recuperou do seu tamanho original.
Conheça o Ductilômetro da Contenco!
O grande protagonista de tudo o que falamos até aqui neste artigo é o equipamento responsável pelos ensaios de ductilidade: trata-se do Ductilômetro Com Sistema de Aquecimento/Resfriamento e Agitação, da Contenco/Pavitest!
O Ductilômetro é uma máquina robusta e resistente, fabricada em aço inoxidável e outros materiais de primeira qualidade – aliás, todo o projeto e a matéria-prima utilizados na produção do equipamento têm origem 100% nacional.
Além disso, possui um moto-redutor eletronicamente controlado, que possibilita versatilidade na escola das velocidades de tração, que podem variar de 1 a 5 cm/min. Estável, tem estrutura construída de modo a não produzir vibrações que poderiam prejudicar a leitura dos ensaios realizados.
Tão importante quanto aprender sobre a ductilidade e como funcionam esses tipos de ensaios é compartilhar esse conhecimento! Por isso, não hesite – envie o link deste artigo para aquele contato que também possa se interessar por este conhecimento!
Post a Comment