- dezembro 8, 2023
- By: Thais Brito
- in: Cerâmica e refratários, Mineração, Rochas e mineração
Conheça o Ensaio de desgaste por abrasão e sua importância
Já abordamos muito aqui no Blog da Contenco sobre ensaios e testes de qualidade que medem questões relacionada à mecânica e aos movimentos. Porém, ainda há um tipo especial de ação mecânica a ser detalhada aqui, e que é muito importante na indústria: a abrasão.
Abrasão – ou desgaste por abrasão – é um tipo de fenômeno também mecânico que pode ser verificado em diversos setores. Sua ocorrência passa pela construção civil, manejo e beneficiamento de minérios e outros tipos de indústrias.
Vamos tratar, neste artigo, de todos os conceitos que permeiam a abrasão em contexto industrial, a importância de se obter dados sobre o fenômeno e, claro, do equipamento que é amplamente utilizado: o abrasímetro.
Como é tradição, trazemos aqui alguns links que separamos especialmente para você. São artigos que trazem informações e conhecimento útil sobre o universo dos ensaios laboratoriais e científicos. Aproveite!
Prensa Digital Para Ensaio De Adensamento: Conheça Em Minúcias Qualquer Amostra De Solo!
Cisalhamento Do Solo: O Que É, Como Medir E Como Impacta No Canteiro De Obras
Ensaio De Solo Com Garantia De Confiabilidade É Com O Equipamento Triaxial Da Contenco!
Índice
- O que é o desgaste por abrasão e como funciona esse ensaio?
- Por que precisamos realizar esse ensaio?
- Conheça o Abrasímetro da Contenco/Pavitest!
O que é o desgaste por abrasão e como funciona esse ensaio?
Em linhas gerais, desgaste por abrasão é o efeito que ocorre quando um dado material fica sujeito à forças de fricção, geralmente causadas por outro objeto. A priori, essa força provoca perda de massa do material em questão (frequentemente de ambos objetos participantes da fricção).
Tais forças de fricção podem ser resultado de movimentos realizados por um dos corpos ou pelos dois corpos participantes do sistema, e tais movimentos são sempre relativos entre si. As forças – geralmente opostas – acabam se somando e provocando o efeito abrasivo/desgastante.
Um exemplo bastante corriqueiro de abrasão é a utilização de lixas em peças de madeira. O movimento da lixa, aliado a sua aspereza, provoca perda de massa da madeira, embora em quantidades mínimas, mas o suficiente para entregar o efeito pretendido.
O ensaio de abrasão, por sua vez, funciona por meio de uma simulação de um ambiente de desgaste. Isso pode ser feito com uma máquina específica – o Abrasímetro Amsler, sobre o qual falaremos mais adiante.
Um corpo de prova, geralmente cerâmico, metálico ou rochoso, tem sua massa inicial medida e, depois, é submetido a um desgaste sistemático e controlado. Após o processo, e guardados os parâmetros, a amostra tem sua massa novamente medida, sendo que a diferença entre os valores é o índice de desgaste por abrasão.
Por que precisamos realizar esse ensaio?
O ensaio de desgaste por abrasão é um procedimento de extrema importância para vários segmentos, incluindo indústrias de forma geral e toda a cadeia de extração de minérios.
Em termos gerais, tudo o que pode sofrer desgaste a partir da movimentação constante de seus componentes, sendo que estes sofrem forças opostas uns dos outros, se enquadra em potenciais candidatos a precisarem de ensaios de abrasão.
Exemplos da indústria incluem peças metálicas e/ou cerâmicas fabricadas para utilização em automóveis (como peças de freios), bem como para maquinário da própria indústria.
O principal objetivo é a prevenção contra falhas de funcionamento decorrentes de desgaste por abrasão, que ocorrem sem aviso e são potencialmente perigosas para a integridade física dos que operam e usam essas máquinas.
Conheça o Abrasímetro Amsler da Contenco/Pavitest!
O Abrasímetro Amsler da Contenco/Pavitest é um equipamento totalmente automático e operado eletronicamente. Pode receber até dois corpos de prova simultâneos e com aplicação de cargas de força variáveis em cada um deles.
Seu funcionamento se dá com a rotação de um anel de ferro fundido (pista de desgaste), plano e liso, com dureza Brinell entre 160 e 190. A pista pode girar com velocidade de aproximadamente 30 rpm.
Possui também dois funis onde se pode armazenar o material abrasivo (areia seca) que é utilizado nos ensaios, além de um dispositivo que regula a vazão do material e outro que faz a contagem dos giros.
Abrasímetro Hidráulico para Medir Resistência do Concreto por Abrasão Úmida I-4212-A
ASTM C 1138:1997 |
Compõe-se de recipiente e hélice em aço Inoxidável. Á água em movimento espiral, com carga de esferas também de aço inoxidável, produzem a abrasão no concreto. Acompanham 70 esferas de aço inoxidável e sem emendas, sendo: 25 de Ø 12,7mm; 35 de Ø 19,05mm e 10 de Ø 25,4 mm. Dimensões aprox. (ALP) 1220x533x533 mm |
Quer saber mais? Não deixe de acessar a página do produto e também todo o nosso catálogo pelo site!
Para saber mais sobre estes equipamentos ou outros da Contenco Pavitest, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:
Email: contenco@contenco.com.br
Telefone: 31 3623-3623
Whatsapp: 31 98878-6968
Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/
Não deixe de seguir a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:
Instagram: @contenco_pavitest
- abril 28, 2023
- By:Thais Brito
- Category:Cerâmica e refratários, Ensaios especiais
- Tags:CERÂMICAS, DESGASTE POR ABRASÃO, ENSAIO DE ABRASÃO, ensaio triaxial, equipamentos para ensaios em solos, mecânica dos solos, METAIS
- no comments
Related Posts
- julho 7, 2023
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Cerâmica e refratários, Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Diversos, Ensaios em Painéis de Madeira, Ensaios especiais, News
Post a Comment