- novembro 27, 2024
- By: Thais Brito
- in: Mineração, Rochas e mineração, Solos
Ensaio de dilatação de rochas é com o Dilatômetro da Contenco
Rochas e outros materiais de características minerais e inorgânicas são amplamente utilizados em diversos segmentos industriais e da construção civil. Com isso em vista, temos um dos aspectos mais importantes das análises técnicas desse tipo de material, que é a dilatação linear, obtida pelo Dilatômetro.
Se utilizamos esses materiais sem entender como funciona a dilatação e quando ela age, corremos o risco de perdemos não somente o material, mas também de comprometer toda uma empreitada, inclusive com risco à segurança dos envolvidos.
Vamos, neste artigo, entender o que é o processo de dilatação, como esse fenômeno interfere nas aplicações de materiais que realizamos e, por fim, o papel do Dilatômetro nesse processo.
Antes de continuarmos, convidamos você a conhecer nosso Blog da Contenco por meio de alguns artigos sugeridos abaixo. Ah, mas se você já nos conhece, pode também aproveitar nossas indicações!
Britador de Mandíbulas da Contenco: força bruta para quebrar a rocha
Moinho de bolas de porcelana: eficiência na moagem laboratorial!
Tudo sobre moagem de materiais com o Moinho de Barras e Bolas da Contenco!
Índice
- O que é a dilatação em rochas e materiais similares?
- Como a dilatação interfere em nossas atividades com rochas?
- Qual a função do Dilatômetro?
- O Dilatômetro I-4215 da Contenco!
O que é a dilatação em rochas e materiais similares?
A dilatação, mais especificamente dilatação térmica linear em rochas, é um fenômeno natural, que acontece o tempo todo. É quando o material em questão tem seu tamanho aumentado em função da temperatura.
Parece simples – e é! Em termos um pouco mais técnicos, quando há o aumento da temperatura, as moléculas “ganham” mais energia, passando a se agitar mais. Essa agitação em nível molecular atua no nível macro, fazendo com que, na escala, o tamanho do material aumente.
Você já deve ter ouvido alguns “estalos” em estruturas metálicas em dias de sol e calor. É a matéria dilatando e ocupando um espaço maior do que antes!
Outro bom exemplo podemos encontrar nos trilhos dos trens. Já reparou que eles são construídos com uma folga entre as peças de metal? É por causa da dilatação. Disso decorre inclusive aquele barulho característico quando o trem passa por cima do trilho.
Como a dilatação interfere em nossas atividades com rochas?
A dilatação é um processo que ocorre não somente em rochas e metais, mas em todos os tipos de matéria que existem. Falamos aqui em específico das rochas porque, dentre outros motivos, é com elas que lidamos em obras de construção civil, por exemplo.
Imagine uma obra desse tipo, composta por vários tipos diferentes de materiais. Em um dia de sol, tudo vai se dilatar. Se esse movimento natural não for levado em consideração, existe o sério risco de danos estruturais graves, colocando em risco tanto a edificação quanto a vida das pessoas.
Para levar isso em consideração, é preciso obter um valor importante: o coeficiente de dilatação desses materiais! É aqui que entra o ensaio de dilatação e, por consequência, o uso do Dilatômetro!
Qual a função do Dilatômetro?
O Dilatômetro é um equipamento especialmente projetado e construído para realizar esse tipo de medição. Ele pode aferir a dilatação térmica linear de rochas e outros materiais, como revestimentos para obras e outros tipos inorgânicos.
Em linhas gerais, um Dilatômetro atua em corpos de prova (amostras) rochosos, aos quais aplica aumento de temperatura gradual. Enquanto o calor trabalha no aumento de tamanho do material testado, o equipamento usa seus sensores para medir esse coeficiente – aumento do tamanho em função da temperatura.
Se você possui ou quer montar um laboratório de rochas e materiais similares, o Dilatômetro é uma aquisição fundamental!
O Dilatômetro I-4215 da Contenco!
Falando em equipamentos fundamentais para um bom laboratório de rochas, a Contenco/Pavitest tem em seu portfólio o Dilatômetro I-4215, desenvolvido e fabricado pela empresa a partir de recursos 100% nacionais!
Esse equipamento tem características robustas e ao mesmo tempo de alta precisão. É Microprocessado e com controles automatizados. Possui interface de monitoramento de todo o processo, além de capacidade de emissão de relatórios por meio de software.
Além disso, conta com sistema de controle do incremento da temperatura desde 0 graus Celsius até 60 graus Celsius, com taxa crescente e decrescente de 0,1 graus Celsius por minuto.
Se você gostou dessas informações e se interessa pelo produto, entre em contato conosco! Ah, e aproveite para conferir nosso portfólio completo em nosso site!
Para saber mais sobre estes equipamentos ou outros da Contenco Pavitest, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:
Email: contenco@contenco.com.br
Telefone: 31 3623-3623
Whatsapp: 31 98878-6968
Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/
Não deixe de seguir a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:
Instagram: @contenco_pavitest
Post a Comment