Ensaios de solos: saiba o que são e por que são tão importantes! - Contenco
22108
post-template-default,single,single-post,postid-22108,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22108
 

Ensaios de solos: saiba o que são e por que são tão importantes!

Ensaios de solos: saiba o que são e por que são tão importantes!

Ensaios de solos: saiba o que são e por que são tão importantes!

Para um público leigo, uma obra ou intervenção de engenharia civil tem seu início caracterizado pela “construção” em si. Mas, antes do ato de inauguração do processo propriamente dito, muito já aconteceu – incluindo a importante etapa de ensaios de solos.

Mas, afinal, por que ensaios de solos são tão importantes? Além deste questionamento mais do que válido, passaremos também por outros pontos que também são de interesse e perpassam o tema.

Dividimos, assim, este artigo da seguinte maneira:

  • O que são ensaios de solos?
  • Por que é importante realizar ensaios de solos?
  • Tipos de ensaios de solos
  • Produtos Contenco: a melhor opção em ensaios de solos

O que são ensaios de solos?

Ensaios de solos são um componente essencial dentro do prisma de processos básicos da engenharia geotécnica, com vistas a caracterizar o solo em um local específico, dentro de diretrizes bem definidas.

Trata-se de um conjunto de testes que são feitos tanto no local da obra quanto em laboratório, que procuram trazer à luz atributos e características do solo quanto ao seu comportamento mecânico, em termos de tensão-deformação.

Como veremos, os ensaios de solo têm como resultados aspectos que vão muito além dos tipos de solos que existem em determinada região, caracterizados de maneira genérica. A intenção é, na verdade, revelar detalhes específicos de um determinado local e que podem influenciar no processo de construção.

Alguns tipos de ensaios de solos

Os tipos de ensaios de solos são delimitados pelo aspecto e características que se pretende buscar com o procedimento em específico. Vamos entender, abaixo, alguns dos principais tipos de ensaios.

Granulometria: Ensaio de caracterização que busca avaliar os grãos do solo em: tamanho médio, variação de tamanho e distribuição dos exemplares em cada faixa específica do solo.

Compactação: Com este ensaio, obtém-se a relação entre o teor de umidade e o peso específico do solo, quando aplicada uma dada quantidade de energia que resulta em compactação e maior estabilidade.

Suporte Califórnia: Busca obter índices da capacidade de expansão do solo sob pavimento. Ajuda na prevenção de problemas gerados por solos de má qualidade em estradas, como rupturas e fissuras.

Limites de Liquidez e Plasticidade: Procedimentos que permitem determinar índices de consistência do solo. Neste caso, obtém-se índices de acordo com a umidade necessária para que um solo tenha características de liquidez e plasticidade.

Compressão Triaxial: Utilizado para determinar as propriedades de tensão-deformação de um solo, isto é, seus índices de resistência ao corte, rompimento e deformação quando colocados sob tensão.

Produtos Contenco: a melhor opção em ensaios de solos

Agora que já conhecemos os principais conceitos e diretrizes que permeiam ensaios de solos, que tal agora apresentarmos as melhores opções em equipamentos para esse tipo de procedimento?

A Contenco, com sua tradição de mais de seis décadas, possui um catálogo completo de produtos para ensaios de solos. Com certeza um deles contempla as necessidades de sua obra ou de sua empresa!

Confira abaixo, com fotos e links:

Se você considerou este conteúdo útil, não hesite em compartilhar com sua rede de contatos – pode ser que mais pessoas se beneficiem das informações que trouxemos aqui!