- dezembro 11, 2024
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Cimento e argamassa, Maquina Universal de ensaios, Mineração, News, Rochas e mineração
Saiba como funcionam os ensaios em asfalto: Asfalto não é tudo igual, como bem podemos avaliar somente observando algumas estradas e vias de nosso país – algumas bem conservadas e visivelmente de qualidade, outras que desintegram em poucos meses após sua construção e reforma.
Algo de curioso emerge dessa constatação: como os profissionais que realizam essas construções e reparos determinam a qualidade do material que está sendo utilizado e aplicado nas nossas malhas viárias?
Uma das respostas possíveis é ensaios do tipo Marshall, procedimentos amplamente utilizados pelo mundo para análise de amostras de asfalto e outros tipos de misturas betuminosas, em geral derivadas de subprodutos do petróleo. É sobre o Ensaio Marshall e os equipamentos utilizadas que falaremos neste artigo!
Curiosidades, dúvidas e perguntas sobre este universo surgem todos os dias, e nós do Blog da Contenco ficamos muito felizes em procurar responder a todas! Depois quer ler este artigo, que tal conferir outros textos com informações que podem sanar outras questões?
Teste Os Tubos De Conexões De Sua Obra Com A Prensa Para Ensaio De Achatamento!
Verifique A Qualidade Da Argamassa Com O Ensaio De Arrancamento!
Determinando A Densidade De Materiais Betuminosos Com O Equipamento Rice Test
Ensaio Marshall: o que é e como funciona?
Concebido na década de 1930 e aprimorado ao longo das décadas subsequentes até os dias de hoje, o Ensaio Marshall é um dos testes laboratoriais mais comuns e completos que estão à disposição.
O procedimento tem por objetivo aferir índices como a estabilidade e a fluência das massas asfálticas que serão colocadas à prova. No caso, as definições são:
Estabilidade: capacidade do material de resistir às pressões e tensões que encontrará no uso cotidiano da obra. Uma pista de uma rodovia, por exemplo.
Fluência: capacidade do material se “moldar” diante de pressões, adquirindo novos formatos e podendo retornar à condição inicial (elasticidade).
O procedimento é bastante simples: uma amostra preparada é posicionada no equipamento (prensa), e logo em seguida submerge em um tanque com água a uma temperatura de 60°C por um período de 40 minutos. Depois, a amostra é submetida às forças da prensa até que se rompa. Deste processo de pressão e rompimento são coletadas inúmeras informações.
Qual a importância de realizar o Ensaio Marshall?
Conforme já mencionamos anteriormente, o Ensaio Marshall tem como conceitos norteadores duas características dos materiais betuminosos e asfálticos: a estabilidade e a fluência.
Mas por que são conceitos tão importantes e conferem a esse tipo de ensaio um status de necessidade premente em qualquer obra que preveja a construção de pavimentos?
Para responder a essa pergunta, e com os conceitos de estabilidade e fluência em mente, basta que observemos a qualidade das vias asfaltadas em nosso país e como os problemas que vemos têm potencial alto de causar acidentes muito graves.
Outro benefício indireto é a economia de recursos – afinal, quando se produz uma malha viária asfaltada de qualidade, menores são os gastos com reparo, manutenção e até mesmo com reconstruções completas de estradas que simplesmente desaparecem.
Máquinas Contenco/Pavitest para Ensaios Marshall
Diante de tudo isso, fica uma pergunta: e as estrelas de todo esse processo? Onde estão as máquinas que protagonizam os testes laboratoriais e são responsáveis por nos ajudar a construir cada vez melhor nesse país?
As prensas do tipo Marshall produzidas pela Contenco/Pavitest são dotadas do que existe de mais atual em termos de engenharia e fabricação de maquinário para a construção civil. E mais: todas são feitas a partir de recursos 100% nacionais, algo muito importante para o desenvolvimento de nossa indústria.
Vamos às máquinas? Acompanhe:
PRENSA MARSHALL MANUAL I-2001
PRENSA MARSHALL ELÉTRICA – I-2001-A
PRENSA CBR MARSHALL ELÉTRICA – I-1006-GA
PRENSA CBR MARSHALL PARA ENSAIOS DE COMPRESSÃO SIMPLES E OUTROS, ELETRÔNICA, HÍBRIDA I-1006-FA
Gostou? Então compartilhe este artigo com seus contatos! Ah, e não deixe de salvar o Blog da Contenco em seus favoritos! Aproveite bem!
Siga a CONTENCO nas redes sociais: instagram , facebook, linkedIn
Post a Comment