Solo e Geotecnia - Contenco
20516
post-template-default,single,single-post,postid-20516,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Solo e Geotecnia

O solo é um dos materiais mais utilizados na construção civil, desde pequenas obras como açudes, pequenas fundações e estradas marginais até grandes obras como rodovias, ferrovias, aeroportos, barragens de reservatório de água ou para contenção de rejeitos.

Basicamente todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como material de construção.

No entanto, o solo é um material muito desconhecido devido a sua complexidade e variedade tais como granulometria, permeabilidade, compressibilidade além dos fatores da compactação e exposição à água.

 A intervenção do homem na escavação dos solos e a utilização deste material de forma incorreta pode causar acidentes e até verdadeiras tragédias.

A Geotecnia é um ramo da engenharia que estuda os solos e rochas, seus comportamentos e forma correta de utilização.

A mecânica dos solos estuda as características físicas dos solos e as suas propriedades quando submetidos a acréscimos ou alívio de tensões.

Para o conhecimento do solo e seu comportamento a mecânica dos solos dispõe de um conjunto de ensaios para estudo da caracterização, compactação, permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento.

Ensaios de caracterização
Determinam a granulometria, plasticidade e a massa específica dos grãos.

Ensaios de compactação
A compactação é um processo mecânico onde se impõe ao solo uma redução de vazios para aumentar sua resistência mecânica e diminuir a compressibilidade e permeabilidade. Através do ensaio de compactação é possível determinar a melhor umidade para se compactar o solo (umidade ótima) e a massa especifica máxima obtida. O controle de compactação durante a obra é de fundamental importância para obtenção dos resultados previstos durante a fase de projeto.

Ensaios de permeabilidade
Para o estudo da percolação da água nos solos é necessário o conhecimento do coeficiente de permeabilidade. Este parâmetro é obtido pela execução dos ensaios de permeabilidade com carga constante para solos granulares (areias e pedregulhos) e com carga variável para os solos finos.

Ensaios de Adensamento
Para determinação dos parâmetros de compressibilidade – coeficiente de adensamento –  índice de compressão – pressão de pré adensamento – é utilizado o ensaio de adensamento edométrico, que mede as deformações do solo e a velocidade com que elas ocorrem. É possível também a medida do colapso estrutural através da saturação do corpo de prova durante o ensaio.

Ensaios de resistência ao cisalhamento
A medida da resistência ao cisalhamento é de fundamental importância, no cálculo das estabilidades dos maciços de solo, cortes e aterros. Para determinação do ângulo de atrito e a coesão dos solos (parâmetros utilizados para cálculos da estabilidade) os ensaios tradicionalmente utilizados são o de cisalhamento direto e o ensaio triaxial.

A Contenco Indústria e Comercio Ltda, projeta, desenvolve e comercializa todos os equipamentos necessários para execução de ensaios da área de mecânica dos solos.

PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES, CONVERSE COM UM CONSULTOR