Equipamento Triaxial para Ensaios: um avanço tecnológico - Contenco
21342
post-template-default,single,single-post,postid-21342,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

Equipamento Triaxial para Ensaios: um avanço tecnológico

Equipamento Triaxial para Ensaios: um avanço tecnológico

O Ensaio Triaxial é um tipo de ensaio utilizado para medir as propriedades mecânicas dos solos, como a resistência ao corte e o comportamento tensões-deformações. E para realizar este ensaio é preciso equipamentos com tecnologia desenvolvida especialmente para estes casos, como o Equipamento Triaxial.

Por que precisamos de equipamento triaxial para realizar ensaios de mecânica dos solos?

Os solos, assim como vários outros materiais em engenharia, resistem bem à compressão. Mas ao mesmo tempo eles têm resistência limitada à tração e ao cisalhamento. Por isso, deve-se realizar um estudo da resistência ao cisalhamento dos solos para se entender realmente como os solos se comportam. Estes estudos podem ser feitos através de um Ensaio Triaxial, utilizando o Equipamento Triaxial Estático.

O Ensaio Triaxial é muito usado para avaliar:

  • Estabilidade de encostas naturais e taludes de corte e aterro;
  • Estabilidade de barragens;
  • Estabilidade de aterros sobre solos moles;
  • Capacidade de cargas de fundações, dentre outros.

 

Novo Equipamento Triaxial Contenco

Atendendo à demanda do mercado, a Contenco desenvolveu e acaba de lançar no mercado seu mais novo modelo de Equipamento Triaxial Estático, agora com a utilização de Servo-Pressurizadores.

equipamento triaxial

EQUIPAMENTO TRIAXIAL ESTÁTICO, SEM AR COMPRIMIDO COM 2 CONTROLADORES DE  PRESSÃO/VOLUME – Modelo: I-1077-HA

 

Este modelo de Equipamento Triaxial não necessita mais de um compressor de ar para gerar as pressões hidráulicas utilizadas no Ensaio Triaxial Estático. Através de cilindros hidráulicos servo-controlados, as pressões de ensaio são geradas diretamente na câmara triaxial e na amostra.

equipamento triaxial

Célula / Câmara Triaxial de Ensaio

 

O conjunto do novo Equipamento Triaxial  é composto por uma prensa, também servo-controlada, com capacidade de 5.000 kgf, com indicação e controle eletrônico da velocidade de avanço e de incremento de carga (tensão). A velocidade pode ser parametrizada na faixa de 0.0001 a 15,00 mm/min, através de display junto à prensa ou pelo software de ensaio incluído com o equipamento. Ela pode também ser ajustada de forma manual através do joystick da prensa. A comunicação com o computador é feita através de interface USB 2.0. O equipamento possui proteção contra sobrecarga, detecção de célula conectada e sobrecurso dos transdutores de deslocamento.

equipamento triaxial

Prensa Triaxial de Ensaio

 

Além da prensa, o conjunto para Ensaio Triaxial pode ser composto por um número flexível de servo-pressurizadores, conforme necessidade do cliente. Uma vez que esses equipamentos se comunicam com a prensa via rádio frequência (wireless), pode-se escolher quantos deles serão utilizados no ensaio. Este equipamento também dá a liberdade de posicioná-los da forma que melhor atender ao espaço físico do laboratório.

O modelo padrão possui capacidade de pressão de 3,4 MPa e volume de 300 c m3 com resolução de 0,1kPa/0,001cm3. Opcionalmente, tanto os servo-pressurizadores quanto a célula triaxial podem ser fornecidas com capacidades para até 100 Mpa.

Todos os novos modelos possuem interface com o usuário através de tela colorida sensível ao toque (touch screen), ideal para leitura e parametrização das variáveis de controle.

Abaixo seguem mais algumas características e possibilidades de fornecimento:

  • Câmara triaxial em alumínio e camisa em acrílico com base e cabeçote, podendo ser fornecida para diversas dimensões de corpos de prova.
  • Célula de carga com capacidade de 1.000 kgf, com resolução de 0,1 kgf; podendo ser fornecido com células de carga de outras capacidades e submersível.

equipamento triaxial

Célula de carga submersível

 

  • Sensor de deslocamento linear de 50mm para medida das deformações axiais dos corpos de prova durante o ensaio.
  • Transdutor de pressão para medida de poro pressão, podendo ser fornecido com dois transdutores (base e topo).
  • Medidor digital de volume usado para medição de volume de água drenada na fase de adensamento de corpos de prova não saturados e para medição de volume de água drenada na fase de compressão de ensaios triaxiais lentos, não saturados e drenados.
  • Possibilidade de realizar ensaios UU, CU, CD, ensaios anisotrópicos e determinação do Ko.
  • Acessórios diversos para moldagem dos corpos de prova e realização dos ensaios.

 

Se você tem mais dúvidas técnicas ou comerciais sobre o Equipamento Triaxial Estático, envie um email para contenco@contenco.com.br ou ligue para +55 31 3623-3623 | 31 98878-6968.

Aproveite para seguir a Contenco nas redes sociais e saber ainda mais sobre ensaios de solos, ensaio triaxial, equipamentos e muito mais!

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/