Conheça os principais equipamentos para laboratórios de concreto - Contenco
22202
post-template-default,single,single-post,postid-22202,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22202
 

Conheça os principais equipamentos para laboratórios de concreto

Conheça os principais equipamentos para laboratórios de concreto

Quando falamos em equipamentos para laboratórios de concreto, estamos fazendo referência a uma das principais etapas de construção para qualquer tipo de edificação.

É uma das principais porque esse tipo de testes e ensaios de concreto resultam em dados que permitem aos gestores de obras tomarem decisões importantes quanto à segurança dos trabalhadores e, a longo prazo, da edificação em si.

Além disso, testes de concreto feitos em laboratório contribuem para a escolha de materiais que são, além de possuidores dos melhores aspectos de qualidade, muito mais econômicos no que tange ao seu rendimento e custo final.

Por conta desses motivos, vamos apresentar neste artigo os principais equipamentos utilizados em laboratório para testes e ensaios de concreto – sendo que todos eles você encontra disponíveis na Contenco!

Separamos o assunto em alguns tópicos – confira:

  • O que os equipamentos para laboratórios de concreto medem?
  • Quais são os principais equipamentos para laboratórios de concreto?
  • Prensas de concreto
  • Compressômetros
  • Saiba mais sobre os equipamentos para testes de concreto!

E, antes de continuarmos, selecionamos abaixo alguns artigos do blog que você poderá também achar relevantes! Abra-os em uma nova aba para ler depois deste, que tal?

Ensaios De Rochas Com Um Moinho De Disco: Saiba Tudo!

Conheça O Nosso Equipamento Triaxial Para Ensaios!

Ensaios De Solos: Saiba O Que São E Por Que São Tão Importantes!

O que os equipamentos para laboratórios de concreto medem?

Em linhas gerais, o concreto possui algumas características que são determinantes para a sua boa utilização em edificações, sobretudo aquelas que possuem certa altura.

Podemos pensar que a resistência é uma das principais características a serem verificadas no concreto, mas a verdade é que se trata de um assunto mais complexo!

No caso, a resistência do concreto à compressão (o “peso” que ele suporta – afinal, o concreto precisa suportar pesos gigantescos) pode ser medida sob diversos prismas, como: compressão axial, diametral, tração na flexão, módulo de elasticidade, dentre outros.

Outro aspecto tão importante quanto a resistência à compressão é a capacidade de deformação do concreto. Essa característica pode ser subdividida em deformação plástica (quando deforma e não retorna ao formato original) e elástica (quando deforma e retorna ao seu formato original).

Todas essas qualidades pertencentes ao concreto podem ser medidas e avaliadas em laboratório, por meio de equipamentos específico. Veremos quais são esses equipamentos a seguir!

Quais são os principais equipamentos para laboratórios de concreto?

Quando falamos das qualidades do concreto cuja medição em laboratório se faz essencial em qualquer obra, que são a resistência à compressão e à deformação, temos já eleitos os principais equipamentos responsáveis:  a prensa, os dispositivos especiais para diversos ensaios e o compressômetro para ensaios de deformação.

A utilização da prensa para ensaios axiais em concreto, com corpos de prova de vários tamanhos, é muito importante de ser realizado em amostras destinadas a quaisquer aplicações em uma obra e altamente recomendada para testar e atestar a resistência do concreto.

Além disso, testes de concreto realizados com prensa são fundamentais em amostras que serão utilizadas em elementos como pilares, vigas, fundações, dentre outros que garantem a estabilidade, robustez e segurança de qualquer edificação ao longo do tempo.

Prensas de concreto

prensa hidráulica - equipamentos para laboratórios de concreto
Prensa Hidráulica Elétrica de Concreto 100 Tf I-3025-B
equipamentos - prensa hidráulica manual
Prensa Hidráulica Manual de Concreto 100 T I-3001-C

As prensas são equipamentos cujo nome já é bastante sugestivo de sua operação: trata-se de uma estrutura que aplica uma força gradual a um pedaço de concreto chamado corpo de prova ou amostra, até que se rompa.

Tendo registrada a força máxima aplicada, os técnicos realizam cálculos para determinar os índices de resistência daquela amostra, com base e seu diâmetro e outras constantes.

Todas as prensas possuem estruturas hidráulicas, mecânicas ou servo controladas de aplicação de carga, podendo a força motriz ser de origem manual ou elétrica. Além do concreto, as prensas também testam corpos de argamassa, blocos refratários, prismas, dentre outros.

Listamos abaixo alguns dispositivos acessórios que podem ser utilizados com as Prensas de Concreto, para complementação de ensaios.

Há também a prensa elétrica com tecnologia servo controlada, que permite um maior controle da tração do motor elétrico que empurra a prensa, balizando a dose de pressão de acordo com a demanda do usuário. Dessa forma, essa tecnologia permite uma economia considerável de energia e esforço humano durante os testes.

Contenco: diferencial tecnológico em prensas de concreto

A Contenco é precursora no desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional para o uso de uma prensa de concreto para romper tanto amostras de concreto quanto de argamassa.

Este procedimento somente é possível com o uso do Rilen, um dispositivo específico para romper amostras 05×10 cm de argamassa. Ou seja: a a tecnologia desenvolvida pela Contenco capacita a Prensa a romper ambas os tipos de amostras, conforme a norma NBR 7500, transformando nossas prensas em equipamentos super versáteis, que possibilitam aumento de produtividade para o cliente.

Além disso, todas as prensas da Contenco possuem tecnologia de conexão e transmissão de dados via wi-fi, o que facilita e torna o trabalho mais preciso e ágil.

Quer saber mais sobre as prensas e seus dispositivos? Confira:

Compressômetros

Conforme já pontuamos, o concreto possui dentre suas características principais o chamado módulo de elasticidade, que é a capacidade de se deformar e retornar (ou não) ao seu formato original, mediante aplicação de forças.

Trata-se também de um parâmetro utilizado em cálculos estruturais, conforme a norma ABNT NBR 8522 (Concreto – Determinação do Módulo de Deformação Estática e Diagrama Tensão x Deformação – Método de Ensaio).

Assim sendo, a função do compressômetro é a de medir essa característica em amostras de concreto (“corpos de prova”, conforme já falamos), por meio de LVDT’s (transdutores de deslocamento linear) e um software desenvolvido pela Contenco, da marca Pavitest.

Este software compõe um dos diferenciais do equipamento, uma vez que tem a capacidade de cadastrar amostras, permitir o acompanhamento da medição com gráficos em tempo real e emitir relatórios padronizados.

Quer saber mais sobre o compressômetro? Clique aqui e conheça o Compressômetro Digital com LVDT!

Saiba mais sobre os equipamentos para testes de concreto!

A Contenco, por meio de sua marca Pavitest, possui uma ampla gama de equipamentos desenhados especificamente para ensaios laboratoriais de concreto.

Como acessar informações sobre todos esses produtos? Basta clicar em um dos links abaixo:

Catálogo Geral de Produtos: Clique aqui

Catálogo de Produtos – Concreto: Clique aqui

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com outras pessoas que você acha que também se beneficiarão dele!

E nos siga nas nossas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/