- janeiro 3, 2025
- By: Thais Brito
- in: Diversos
Tão importante quanto a realização correta e eficiente de ensaios e testes laboratoriais para construção civil e exploração de minérios, a extração das amostras – ou corpos de prova – é etapa que deve ser dimensionada com todo o primor que uma obra deste tipo merece.
É neste contexto que entra no canteiro de obras um equipamento indispensável: a extratora a gasolina, item utilizado principalmente para a coleta de corpos de prova com a finalidade de realização de ensaios.
A extração parece tarefa simples, mas é permeada de cuidados técnicos e especificações que a máquina extratora deve possuir. Falaremos sobre esses aspectos e também sobre os produtos da Contenco/Pavitest – mais especificamente, as opções de extratoras a gasolina. Preparado?
Antes, queremos apresentar a você alguns links bastante pertinentes do Blog da Contenco, que fornecem conteúdo relevante para você sobre ensaios, testes e afins. Confira:
Cortar É Preciso! Conheça A Serra Circular Para Rochas E Asfalto
Segurança E Qualidade Em Sua Obra? O Caminho É Realizar Testes Com A Prensa De Telhas!
Barras E Bolas: Entenda Como Funciona O Processo De Moagem E Britagem
- Extratora de corpos de prova a gasolina: como funciona?
- Extratora a gasolina da Contenco/Pavitest
- Médias ou longas distâncias? Extratoras com rodas e rodízios!
- Conclusão
Extratora de corpos de prova a gasolina: como funciona?
Ensaios de cimento, rochas e afins começam não na bancada do laboratório, mas sim no canteiro de obras, que é onde a “ação” de fato acontece. A primeira etapa é a extração do corpo de prova, que é a amostra do material que será analisado.
Existem alguns tipos de alimentação para a máquina extratora, mas focaremos hoje naquelas que funcionam a gasolina – ou seja, o equipamento realiza a extração por meio de um motor que funciona por meio desse combustível fóssil.
Assim, temos o movimento de um motor que transmite essa energia para peças que realizam a perfuração, o corte e a coleta de uma parte do material que se encontra “in loco” na obra.
Parece simples, não? Na verdade, é bem simples! Existem variações de tamanho e profundidade da perfuração, além de adendos especiais que ajudam no transporte e locomoção dessas pesadas máquinas.
Vamos adiante conhecer esses detalhes?
Extratora de corpos de prova a gasolina da Contenco/Pavitest
A primeira das máquinas que vamos falar aqui é a Extratora Rotativa com Motor a Gasolina I-2026. Esta é a mais leve das máquinas, que apesar de contar com pequenos rodízios para locomoção, é utilizada quando não há necessidade de transporte em distância até o local da extração.
Conta com motor de 8HP, utilizado para perfurar e coletar corpos de prova de asfalto, concreto, rocha e afins. Além disso, o equipamento é munido de cálice de 4” e coroa de 4” para perfurações até 400 mm de profundidade.
Médias ou longas distâncias? Extratoras com rodas e rodízios!
É frequente a necessidade de se extrair copos de prova em locais distantes de onde se encontra o equipamento extrator. Para isso, a Contenco/Pavitest tem uma solução: adaptações de transporte para as extratoras a gasolina!
No caso de deslocamentos em médias distâncias, o equipamento ideal é a Extratora Rotativa Com Engate Para Deslocamentos de Médias Distâncias I-2026-R.
A extratora I-2026-Q também é munida de sistema de resfriamento por água, além de um sistema de carreta e reboque para transporte do reservatório e de todo o resto do equipamento.
Também possui um dispositivo acoplado que permite o ajuste da altura do eixo, tornando assim o transporte em longas distâncias facilitado. Além, claro, de cálice de 4” e coroa de 4” para perfurações até 400 mm.
Conclusão
Ter um equipamento Contenco/Pavitest em sua obra é ter tecnologia e matéria-prima 100% nacionais trabalhando na sua empreitada. Por isso, garantimos toda a qualidade e eficiência!
Siga-nos nas redes sociais e compartilhe mais este conhecimento com seus contatos!
Post a Comment