- novembro 6, 2024
- By: Thais Brito
- in: Diversos
Série Laboratório Básico – Parte 8
Laboratório de Aço Básico: Assim como acontece com o concreto, ensaios em peças de aço são importantes para que possamos atestar a qualidade desse tipo de materiais, bem como suas características físicas e mecânicas. Procedimentos assim são comumente realizados em laboratórios configurados para tal – e é sobre isso que falaremos neste artigo!
Que tipo de máquinas, peças e dispositivos são necessários para compor um laboratório básico de aço? O que cada um desses itens faz e como se relacionam? O que disso tudo a Contenco/Pavitest pode oferecer? São perguntas que responderemos a seguir!
Índice
- Máquina Universal Eletromecânica Servo Controlada 100 Tf
- Dispositivo para ensaio de dobramento
- Dispositivo para ensaio de elasticidade
- Dispositivo para marcação de barras de aço
Falando em perguntas, é possível que você também tenha dúvidas sobre outros temas ligados à engenharia civil e seus procedimentos de testes e ensaios. Para saná-las, recomendamos o Blog da Contenco, com algumas amostras logo a seguir:
Série Laboratório Básico – Parte 1: Laboratório de Concreto
Ensaios com Aparelho Casagrande: limites de liquidez e plasticidade
Penetrômetro para asfalto: saiba como funciona!
Máquina Universal Eletromecânica Servo Controlada 100 Tf para Laboratório de Aço
O nome “universal” que consta neste equipamento não é à toa: trata-se de uma máquina versátil, que pode ser empregada em muitos tipos de ensaios, inclusive e principalmente aqueles que exigem aplicação de força – ou seja, que tem como principal componente de análise alterações mecânicas da matéria.
Compressão, Tração, flexão e dobramento são as operações mais comuns nessa máquina, e também as que mais se aplicam a testes em aço. E é aqui que fica bem evidenciada a versatilidade do equipamento: a possibilidade de instalação de diversos dispositivos adicionais, cada um com uma função de teste diferente.
Veremos daqui para a frente alguns desses dispositivos que podem ser utilizados em ensaios de aço e que são indispensáveis em um bom laboratório desse tipo.
Além disso, a Contenco com seu Expertise na área de Controle Tecnológico desenvolveu um dispositivo para realizar o Ensaio Triaxial em Concreto na Máquina Universal ! Conforme foto ilustrativa abaixo.
I-3058-N – Maquina Universal Servo Controlada 100 Tf + Hd 200 Tf + Ensaio Triaxial
Dispositivo para ensaio de dobramento
Resistência a forças de dobramento é um parâmetro de extrema importância a se considerar em uma amostra de aço que será utilizada em obras de engenharia. Trata-se de uma das forças mais comuns de serem observadas, principalmente por conta da maleabilidade e versatilidade de utilização do aço.
Por isso, um dos itens que não podem faltar em uma bancada de laboratório de aço é um dispositivo para ensaio de dobramento, utilizado em conjunto com a Máquina Universal Mecânica.
O dispositivo da Contenco/Pavitest conta com mesa de flexão com dois pontos de apoio reguláveis e um ponto de ação superior, além de 3 cutelos intercambiáveis conforme as necessidades do ensaio.
I-3050 – Dispositivo para ensaio de dobramento
Dispositivo para ensaio de elasticidade – Laboratório de Aço
Outro kit bastante comum em ensaios de materiais inorgânicos é o extensômetro, que mede parâmetros de elasticidade e resistência à deformação de tais materiais. Com o aço não é diferente, uma vez que quando aplicado em estruturas prediais, tende a sofrer a ação de muitos fatores que contribuem para esses movimentos.
A solução da Contenco/Pavitest, neste caso, é o Extensômetro Mecânico Digital, que pode ser utilizado acoplando-se à Máquina Universal Mecânica e fazer parte do rol de equipamentos essenciais em um laboratório.
O modelo em questão possui LVDT e acompanha um estojo de madeira para melhor acondicionamento.
I-3044-C – Dispositivo para ensaio de elasticidade
Dispositivo para marcação de barras de aço
Fechando o rol de ensaios indispensáveis para amostras de aço, temos os testes que determinam os índices de tração. Como estamos falando de um tipo de material com homogeneidade visual típica, faz-se necessário estabelecer marcações na amostra para que se possa acompanhar a evolução deste ensaio.
E é exatamente isso que o dispositivo de marcação em barras de aço da Contenco/Pavitest faz. Ao ser acoplado junto à Máquina Universal, o equipamento pode realizar marcações visuais em barras de meia polegada, alternando de 0,5 em 0,5cm ou de 1 em 1 cm.
I-3048 – Dispositivo para marcação de barras de aço
Fechamos aqui mais um episódio da série Laboratório Básico – e estamos quase no final! Esperamos que você, leitor, esteja apreciando nosso conteúdo e que tudo isso seja de muita serventia para você. Ah, e não se esqueça de compartilhar!
Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn
Post a Comment