- novembro 20, 2024
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Ensaios especiais, Mineração
Série Laboratório Básico – Parte 4: Laboratório de solo e Ensaio CBR
Uma das abordagens técnicas em solo mais conhecidas é a chamada CBR – California Bearing Ratio (ou ISC – Índice de Suporte Califórnia). Tanto que, neste quarto artigo de nossa série Laboratório Básico, o assunto será quais os principais equipamentos que compõem um bom laboratório de ensaio CBR.
Já falamos algumas vezes desse tipo de ensaio aqui no Blog da Contenco, mas não custa relembrar, não é mesmo?
O método CBR é utilizado para medir quão resistente é uma amostra de solo à penetração de um cilindro padrão, em relação ao mesmo processo realizado com uma amostra de brita padronizada.
Obras de pavimentação em geral necessitam desse tipo de informação, o que faz do ensaio CBR um dos mais importantes e requisitados – uma vez que temos em todos os lugares ruas, estradas e caminhos em geral.
Uma pequena pausa, antes de continuarmos: confira logo abaixo algumas sugestões de artigos do nosso Blog da Contenco, sempre recheado de conhecimento útil para você.
Penetrômetro Para Asfalto: Saiba Como Funciona!
Saiba Tudo Sobre Como Funcionam Os Ensaios Em Asfalto (Marshall)
Obras De Pavimentação De Qualidade Com Testes De Solo CBR E Marshall
Vamos então aos itens que não podem faltar em um laboratório básico para ensaios do tipo CBR?
Prensa CBR Manual
Item básico em laboratórios de solo que realizam ensaios CBR. A prensa possui pistão que aplica as forças de penetração, com duas velocidades: uma lenta para o ensaio e outra rápida para ajuste de aproximação e retorno à posição original.
A capacidade de aplicação de força deste equipamento é de até 5.000kgf. Também conta com dois extensômetros – um para medir as deformações do anel dinamométrico e outro para medir a penetração na amostra.
I-1006 – Prensa CBR Manual
Prensa CBR/Marshall Micro Processado com Software
Se a Contenco/Pavitest tem em seu catálogo um produto que pode ser chamado de multifuncional e versátil, este é a Prensa CBR Marshall I-1006-FA. A máquina pode realizar ensaios do tipo CBR, Marshall (específico para misturas betuminosas, como asfalto), compressão simples, além de outros tipos.
Tais ensaios de compressão simples – e outros – podem ser realizados mediante uso de acessórios não inclusos, mas de fácil aquisição. Entre os testes possíveis estão os feitos com gesso e telhas.
O equipamento vem com um software completo com funções de controle, aquisição de dados, cadastro de corpos de prova e emissão de relatórios com gráficos.
I-1006-FA – Prensa CBR/Marshall Micro Processado com Software
Cilindro CBR
Trata-se de um molde em formato cilíndrico para realização de ensaios de compactação e CBR. Feito com aço zincado e composto por molde, colar, base perfurada, hastes roscadas e porcas tipo borboleta.
I-1005 – Cilindro CBR
Tripé
Tripé porta extensômetro para ensaios CBR. Fabricado em alumínio fundido, é usado para fixação do extensômetro, item utilizado para leitura dos índices de expansão das amostras.
I-1007 – Tripé
Prato Perfurado
O prato perfurado tem a função de regular a posição do extensômetro, para que as leituras sejam adequadas. Possui uma haste ajustável e é fabricado em aço zincado.
I-1008 – Prato Perfurado
Par de Pesos – Sobrecarga
Também conhecido como “peso em U”, este acessório serve para a aplicação de sobrecarga na fase de penetração de um ensaio CBR. Cada cilindro da prensa CBR utiliza um par de pesos em U. Fabricado em ferro fundido.
I-1009 – Par de Pesos – Sobrecarga
Disco Espaçador
Este acessório é utilizado em conjunto com o cilindro de compressão e compactação, durante a realização desse tipo de ensaio. Também é utilizado para modelagem de corpos de prova para ensaios CBR.
I-1010 – Disco Espaçador
Régua Biselada
Fabricada em aço zincado, a régua biselada pode ser utilizada tanto em ensaios CBR quanto em outros tipos de ensaios.
I-1011 – Régua Biselada
Extrator de Amostras
Equipamento utilizado para extrair material para composição de amostras ou corpos de prova para ensaios de solo em geral, CBR e também Marshall. Pode ser configurado para extração em diversos diâmetros e possui sistema hidráulico, que evita grande esforço do operador.
I-1012-A – Extrator de Amostras
Soquete CBR
Peça em aço zincado utilizada em ensaios de compactação em geral, podendo também ser utilizado em ensaios CBR.
I-1013-A – Soquete CBR
Extensômetro analógico
A Contenco produz e comercializa diversos modelos de extensômetro, tanto analógicos quanto digitais, com variados tamanhos, pesos e índices de precisão.
C-4015 – Extensômetro Analógico
E então – Laboratório de solo e Ensaio CBR equipado? Se você achou que essas informações foram úteis para você, compartilhe com seus contatos! Pode ser útil também para outras pessoas com as mesmas necessidades!
Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn
Post a Comment