Apresentando: Medina (Método de Dimensionamento Nacional)

Apresentando: Medina (Método de Dimensionamento Nacional), Contenco

Buracos, defeitos e deformidades são uma constante nas estradas e ruas brasileiras – fato atestado por virtualmente todas as pessoas. Para tentar minimizar esse tipo de problema na fase de projeto emerge o Método Medina, aliado ao Ensaio Triaxial Dinâmico para asfaltos.

Como e por quais motivos essa melhora pode acontecer e por que métodos como o CBR podem ser limitados na hora de desenvolver projetos de pavimentação asfáltica serão nossos temas neste artigo. Preparado?

Os assuntos que você vê aqui no Blog da Contenco são escolhidos e desenvolvidos especialmente para você que busca conhecimento acessível e essencial para a sua vida profissional. Pensando nisso, sugerimos abaixo alguns artigos que você poderá aproveitar bem.

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  • O que é o Método Medina?
  • Método Medina X CBR (Califórnia): qual o melhor?
  • Método Medina e o Ensaio Triaxial Dinâmico
  • A importância do módulo de resiliência
  • O Equipamento Triaxial Dinâmico para Asfaltos

O que é o Método Medina?

A palavra Medina vem de Método de Dimensionamento Nacional, mas é também uma justa homenagem ao professor Jacques de Medina, um dos pesquisadores que iniciaram os estudos de mecânica de pavimentos no Brasil.

Trata-se de uma proposta de substituição dos métodos tradicionais de dimensionamento em projetos de pavimentação, conhecidos como métodos empíricos. O novo método foi criado com foco em prover muito mais confiabilidade e durabilidade nesse tipo de empreitada.

O método Medina teve origem em 2014, em um esforço conjunto feito entre o Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), que é parte do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Método Medina X CBR (Califórnia): qual o melhor?

O método empírico, que é o tradicional método CBR (Califórnia Bearing Ratio), utilizado de forma ampla no Brasil, tem como prerrogativa a análise apenas da deformação do subleito da estrutura, de forma estática – ou seja, tendo como referência a aplicação de forças constantes.

Tendo essa configuração em vista, podemos inferir que o método CBR possui algumas limitações, principalmente por não considerar a aplicação de forças de forma dinâmica, bem como também não levar em conta a deformação que ocorrem em todas as camadas de material que formam o pavimento.

É por isso que o Método Medina apresenta importante vantagem sobre os métodos tradicionais/empíricos, como o CBR. No caso, o Medina avalia, de forma dinâmica (considerando forças que variam em intensidade e tempo), a deformação que ocorre em todo o sistema de camadas do pavimento.

Método Medina e o Ensaio Triaxial Dinâmico

Agora que conhecemos as principais características do Método Medina, podemos já relacionar a um velho conhecido nosso: o Ensaio Triaxial Dinâmico.

Recapitulando um pouco desse tipo de ensaio, temos um equipamento de prensa com célula que recebe cargas em três eixos – por isso é triaxial. O corpo de prova, já na célula, tem seu módulo de resistência medido a partir da incidência dessas forças.

Dizemos que o teste é dinâmico porque as forças aplicadas podem ser controladas pelos operadores, tanto em intensidade quanto no tempo de aplicação. Tal fator é o que garante uma aproximação maior com a realidade de um pavimento de rolagem.

A importância do módulo de resiliência

Das palavras do próprio professor Medina, a resiliência é a energia acumulada decorrente de um processo de deformação elástica de um corpo, que é posteriormente devolvida quando cessam as forças que causaram a tensão.

Assim, a resiliência compõe um dos principais parâmetros de medição e análise em ensaios dinâmicos de asfaltos, e faz parte também do Método Medina.

Essa importância se deve justamente à capacidade que este índice tem de nos contar mais sobre os materiais que serão utilizados na construção do pavimento, o que permite realizar projetos com maior durabilidade e segurança.

O Equipamento Triaxial Dinâmico para Asfaltos

Desenvolvido e produzido pela Contenco/Pavitest, com tecnologia e materiais 100% nacionais, o Equipamento Triaxial Dinâmico para Asfaltos I-1078-B é uma máquina robusta e confiável para ensaios que envolvam materiais de pavimentação, servo controlado, para a determinação dos módulos de resiliência em misturas Betuminosas.

Possui: Bancada com circuito pneumático integrado e painel de controle com indicadores, Câmara ultra termostática para climatização dos corpos de prova de misturas betuminosas, Compressor de ar, Pórtico estrutural portátil para geração e aplicação de carga dinâmica repetida no ensaio de compressão diametral em C.Ps de misturas betuminosas, além de um Conjunto de dispositivos para montagem e realização de ensaios em   C.Ps de misturas betuminosas;

Manual do usuário contendo informações para utilização do Software operacional, equipamento, aplicação e utilização.

Apresentando: Medina (Método de Dimensionamento Nacional), Contenco

Quer saber mais sobre a máquina? Leia já este artigo do nosso Blog, em que damos detalhes mais específicos sobre o ensaio e nossos produtos!

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