Tudo sobre moagem de materiais com o Moinho de Barras e Bolas da Contenco!
Ensaios e testes técnicos de qualidade de materiais são procedimentos que envolvem muitas nuances, e um dos aspectos que mais podem variar é a formatação das amostras – ou corpos-de-prova. Por vezes, é preciso trabalhar nelas antes, submetendo-as, por exemplo, a um processo de moagem. É aqui que entra o moinho de barras e bolas!
O moinho de barras e bolas é um dos principais equipamentos utilizados para moagem, britagem e usinagem de material, especificamente rochas e solos, sendo assim de extrema utilidade em campo ou em laboratório que lidam com mineração ou exploração em rochas.
A partir de agora, vamos buscar entender melhor o que é esse processo, sua importância em todos os sentidos e também como funciona esse equipamento cuja atuação pode ser o diferencial econômico e de eficiência para uma empreitada de exploração.
São muitos os tópicos de conhecimento que acumulamos no Blog da Contenco ao longo desses anos todos, não é mesmo? Para comprovar, basta dar uma passada na página principal do nosso blog ou mesmo conferir os artigos que vamos sugerir logo abaixo:
Força bruta: ateste a resistência de vigas, pilares e paredes com o Pórtico para Ensaios!
Ensaio de Adensamento em solos finos? A Contenco tem a solução!
Contenco: Décadas de know-how: Para criar soluções e atender às suas demandas sob medida!
Índice
- O que é a moagem com barras e bolas?
- Por que utilizar o processo de moagem?
- Saiba mais sobre o Moinho de Barras e Bolas da Contenco!
O que é a moagem com barras e bolas?
Em termos básicos, a moagem é o processamento de um material a partir de uma peça de tamanho grande que se torna menor. Fazemos isso no dia a dia, quando moemos os grãos de café para passar no coador ou pedimos para o açougueiro moer meio quilo de acém.
Transformar pedaços grandes em pequenos – muitas vezes minúsculos, granulares – exige a aplicação de forças que atuam no cisalhamento desse material, por meio de impacto e atrito constantes.
No caso de um moinho de barras e bolas, esse processo ocorre dentro de um recipiente que contém dentro as peças moedoras – as bolas e as barras.
Quando esse recipiente se movimenta (geralmente girando), o material a passar por moagem sofre os impactos e o atrito desses impactos com as barras e bolas a todo momento, fazendo com que as partículas se partam e fiquem cada vez menores.
Por que utilizar o processo de moagem?
Quando falamos de materiais de origem natural – minerais, metais e solo, por exemplo – fatalmente os encontramos em diversas condições de tamanho. Sendo assim, é necessário padronizar suas dimensões para que se possa utilizá-lo.
Esse é o principal motivo, em linhas gerais, para a utilização do processo de moagem, em especial via moinho de barras e bolas. Na verdade, os outros benefícios dessa técnica são derivados deste!
Utilizamos o processo de moagem quando, por exemplo, em uma obra, precisamos realizar a moagem de revestimentos, já que um tamanho padronizado desses materiais é algo de extrema importância para a qualidade de uma obra de engenharia civil.
Além disso, um segmento que se beneficia muito com a moagem realizada por um moinho de barras e bolas é a mineração. As grandes pedras retiradas da natureza são grandes e extremamente pesadas, o que prescinde um tratamento para que fiquem menores, mais leves e assim de melhor manuseio.
Por fim, temos o próprio segmento dos ensaios técnicos de qualidade: alguns tipos de corpos de prova, por exemplo, precisam ser de determinadas dimensões e peso para que o teste seja realizado.
Saiba mais sobre o Moinho de Barras e Bolas da Contenco!
Agora que já sabemos bastante sobre o universo da moagem em seu âmbito industrial, que tal agora conhecermos a máquina que é uma de suas protagonistas? Estamos falando do Moinho de Barras e Bolas I-4205 da Contenco!
Produzido a partir de tecnologia 100% nacional, o equipamento pode produzir moagem em até 10 Mesh com as barras e em até 325 Mesh com as bolas. Depois de passar pela moagem, o material é liberado pela máquina sem qualquer desperdício.
Além da configuração a partir do uso das barras ou das bolas, é possível controlar o tempo de moagem por meio de um painel, o que fornece ao operador ainda mais opções na obtenção de granulação do material.
São 2 modelos, um com uma capacidade superior, com volume de 47 litros, e o outro, de Pequeno Porte, com volume de 10 litros.
Esperamos que as informações tenham sido úteis para você! Aproveite e consulte o portfólio da Contenco para conhecer ainda mais nossos produtos!
Moinho de Barras e Bolas I-4205
Moinho de Barras e Bolas de Pequeno Porte I-4205-A
Para saber mais sobre estes equipamentos ou outros da Contenco Pavitest, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:
Email: contenco@contenco.com.br
Telefone: 31 3623-3623
Whatsapp: 31 98878-6968
Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/
Não deixe de seguir a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:
Instagram: @contenco_pavitest
- agosto 4, 2023
- By:Thais Brito
- Category:Mineração, Rochas e mineração
- Tags:engenharia, engenharia de solos, laboratório de mineração, mecânica dos solos, mineração, moagem de amostras, moinho de barras, moinho de barras e bolas, moinho de bolas, rochas
- no comments
Related Posts
- junho 10, 2024
- By: Thais Brito
- in: Maquina Universal de ensaios, Mineração, Solos
Post a Comment