O que são ensaios de abrasão e quais equipamentos são utilizados? - Contenco
22366
post-template-default,single,single-post,postid-22366,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22366
 

O que são ensaios de abrasão e quais equipamentos são utilizados?

O que são ensaios de abrasão e quais equipamentos são utilizados?

Apesar de apresentarem diferenças conceituais e funcionais, ensaios de abrasão são tão importantes para a engenharia de materiais e dinâmica de obras quanto todos os outros dos quais já falamos aqui no blog.

Para entendermos melhor essas diferenças e onde elas se encaixam dentro dos processos, basta imaginarmos o que, de fato, esses ensaios simulam.

Trata-se, na verdade, de testes que procuram mensurar os efeitos de fenômenos e acontecimentos comuns a certos tipos de materiais, com o objetivo de melhorar a segurança dos empreendimentos, bem como dimensionar a aquisição de matéria prima.

Neste artigo, vamos entender um pouco melhor sobre esses conceitos e conhecer os equipamentos fabricados pela Contenco para testes de abrasão – produção 100% nacional!

Mas, antes, como já é de praxe, queremos propor alguns links para outros artigos do Blog da Contenco que você com certeza vai gostar. Confira:

Descubra Como É Feito O Ensaio De Dilatação Térmica Linear Em Rocha

Saiba Detalhes Sobre Ensaios Marshall (Ou Ensaios De Asfaltos) E As Máquinas Que São Utilizadas!

Conheça O Ensaio De Solos CBR – California Bearing Ratio E Os Equipamentos Utilizados

E ainda, para você se orientar na leitura e não perder nada importante, separamos o conteúdo nos seguintes tópicos:

  • O que é abrasão?
  • Ensaios de abrasão – o que são?
  • Por que ensaios de abrasão são importantes?
  • Que equipamentos utilizamos em ensaios de abrasão?

O que é abrasão?

Dentre os fenômenos dos quais falamos logo acima – que podem ser naturais ou não – podemos citar o da abrasão, que é a perda de material em decorrência da fricção entre massas e objetos.

Um bom exemplo de abrasão no dia a dia é quando lixamos algo. O atrito gerado pela lixa, que tem uma superfície altamente abrasiva, “arranca” parte do material que está sendo lixado.

Existem muitos outros exemplos desse processo na natureza. Montanhas, leitos de rios, cavernas e acidentes geográficos em geral são formados por meio dessa dinâmica, que pode durar milhões de anos!

Para simular esses efeitos e entender como a abrasão afeta materiais como concreto, agregados e cerâmicas, precisamos de laboratório e equipamento especial. É sobre isso que falaremos a partir de agora!

Ensaios de abrasão - o que são?

Conforme já pontuamos, a abrasão acontece quando dois materiais entram em atrito e sofrem perda de matéria e diminuição das dimensões. Ensaios de abrasão têm como objetivo essencial mensurar essa perda.

Máquinas de medição de abrasão (ou abrasímetros) têm como princípio submeter corpos de amostra – ou seja, o material a ser testado – a uma força de fricção, obtida de diversas maneiras diferentes, a depender do equipamento e do corpo de prova.

Uma vez iniciado o teste, o abrasímetro irá medir o comportamento da amostra ao reagir a essas forças aplicadas, resultando em dados que mostram sua resistência à abrasão e o quanto foi alterada pelo processo.

Tais dados são agregados em relatórios que serão usados para orientar diferentes tipos de ações – conforme veremos a seguir!

Por que ensaios de abrasão são importantes?

Muito do que se gasta de recursos financeiros em obras e empreendimentos em geral pode ser poupado quando otimizamos a utilização de alguns insumos. Materiais empregados nessas obras são os principais exemplos de potencial tanto de economia quanto de desperdício.

Nesse contexto, podemos eleger o desgaste desses materiais pela abrasão como um dos principais fatores que determinam a durabilidade de materiais comuns em obras, como concreto, cerâmicas e agregados.

Testes ou ensaios de abrasão são importantes porque deles podemos extrair dados que nos dizem quais materiais são mais ou menos resistentes à abrasividade que encontrarão em condições dadas como naturais à sua funcionalidade.

Dessa forma, pode-se optar por materiais que sejam mais resistentes e duráveis, o que garante uma boa dose de segurança e economia de recursos.

Que equipamentos utilizamos em ensaios de abrasão?

A Contenco produz e oferece ao mercado três modelos diferentes de máquinas para testes de abrasão. Nunca é demais reforçar que são equipamentos produzidos com pesquisa, tecnologia e materiais 100% nacionais!

Máquina de Abrasão Los Angeles I-3021

ensaios de abrasão Máquina de Abrasão Los Angeles I-3021

Assista  aqui uma aula prática disponível no Canal do do IF-Sertão Campus Petrolina sobre o Ensaio de Abrasão Los Angeles. Aula para o curso de Técnico em Edificações, com a participação do Técnico de Laboratório Romero Mendes do IF-Sertão Campus Petrolina.

Utilizado para amostras de agregados, é composto por tambor de aço reforçado contendo um jogo de 12 esferas que aplicam a fricção abrasiva ao corpo de prova. Funciona com motor elétrico.

Clique aqui e saiba mais sobre a Máquina de Abrasão Los Angeles I-3021

Abrasímetro Hidráulico I-4212-A

Esta máquina opera por meio de um recipiente com hélice e esferas, todos em aço inoxidável. A água, inserida e agitada por meio da hélice (e com ajuda das esferas), provoca o efeito abrasivo úmido em amostras de concreto e agregados.

Clique aqui e saiba mais sobre o Abrasímetro Hidráulico I-4212-A

Abrasímetro Amsler I-4212

Abrasímetro Amsler I-4212

O Abrasímetro Amsler possui um anel de ferro fundido com superfície plana e lisa que, ao ser rotacionado em um eixo, aplica força de abrasão nos corpos de prova – que podem ser dois ao mesmo tempo. Indicado para materiais cerâmicos, rochas e inorgânicos em geral.

Clique aqui e saiba mais sobre o Abrasímetro Amsler I-4212

Interessou? Acesse o site da Contenco para muito mais informações sobre equipamentos, produtos e acessórios!