Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro

Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco

A Contenco tem como um de seus principais conceitos norteadores a inovação e o desenvolvimento de novos produtos sempre que há uma demanda de mercado que possa atender. E hoje anunciamos que a Contenco passa a atuar em um novo segmento: o mercado de óleo e gás.

Este artigo será além de um simples anúncio, claro. Vamos procurar explicar para o cliente e parceiro quais serão as nossas estratégias e traçar um panorama desse mercado em que estamos entrando.

Acompanhe pelo índice:

  • O que é o mercado de óleo e gás?
  • Como se configura o mercado de óleo e gás hoje?
  • Como a questão ambiental influencia este mercado?
  • Onde a Contenco Pavitest busca participar neste mercado?

O que é o mercado de óleo e gás?

O termo pode até parecer estranho à primeira vista, mas veremos o quão comum este mercado é em nossas vidas e no mundo dos negócios em geral. O mercado de óleo e gás influencia todos os dias nossas vidas!

Em suma, quando falamos em óleo e gás, estamos na verdade falando do petróleo bruto e do gás natural que se encontram acomodados enterrados a profundidades diversas na crosta terrestre, seja em terra firme ou no fundo do mar. Chamamos essas substâncias de hidrocarbonetos.

A indústria se encarrega de fazer a extração e o refino desses materiais brutos, que se transformam nas refinarias em subprodutos que conhecemos bem, como a gasolina e o plástico.

Tais processos industriais – extração e refino, resumindo bem – são de extrema complexidade e necessitam de conhecimentos técnicos e equipamentos de ponta. A Contenco Pavitest entra exatamente nestes aspectos, como veremos mais adiante!

Como se configura o mercado de óleo e gás hoje?

O Brasil possui grande oferta de matéria-prima em termos de petróleo e gás natural, em reservas que foram sendo descobertas e exploradas ao longo das décadas passadas. Marcos importantes da história desse mercado são a fundação da Petrobras e a descoberta do Pré-Sal.

Durante essas mesmas décadas do século XX, os combustíveis fósseis formaram eixo fundamental de uma cadeia de valor bastante lucrativa, com base principalmente nos transportes. A extração e processamento da borracha (pneus) e a construção de estradas são exemplos de atividades intimamente relacionadas ao óleo e gás.

Porém, durante boa parte desse tempo o setor sofreu regulação pesada por parte dos governos e principalmente pela Petrobras, que é a estatal de maior importância estratégica. Essa regulação ainda existe, mas nos últimos anos ela deu lugar a uma maior abertura a investimentos estrangeiros, por meio da resolução de vários problemas regulatórios.

Essa abertura fez com que esse mercado tivesse seu potencial de crescimento renovado, com muitas empresas estrangeiras já anunciando investimentos no país, o que faz crescer também a demanda por insumos e maquinário especiais para os diversos momentos da cadeia de produção de óleo e gás.

Como a questão ambiental influencia este mercado?

Ao mesmo tempo em que é possível vislumbrar dias de glória para o mercado de hidrocarbonetos, também é necessário prestar muita atenção em um movimento que cresce de maneira sólida: o de substituição das fontes de energia por opções renováveis e menos poluentes que as de origem fóssil.

A chamada “Transição Energética” é algo que acontece de maneira global. Muitos fundos de investimento já sinalizaram que não vão mais fazer aportes em energia fóssil, privilegiando assim as energias renováveis.

Em contrapartida, a demanda por energia – seja ela qual for – só cresce no mundo inteiro. Não há nenhuma projeção que nos coloque em condições de suprir essa demanda apenas com energia renovável pelas próximas várias décadas.

Segundo artigo da Agência EPBR, a demanda por petróleo tende ao crescimento contínuo até 2030, mantendo seu patamar até 2040. Desse modo, o mercado de óleo e gás tem muito “chão” ainda para percorrer – e perfurar.

Onde a Contenco Pavitest busca participar neste mercado?

A Contenco Pavitest tem grande expertise no desenvolvimento e produção – 100% nacionais – de equipamentos diversos para ensaios e testes laboratoriais de solos, minérios, asfaltos e outros tipos de materiais.

E é com base em toda essa experiência que a Contenco está se lançando no mercado de óleo e gás, estratégia que se materializa na forma de produtos indispensáveis para a perfuração, extração e o manejo adequados em poços naturais que são jazidas de hidrocarbonetos.

Entre os lançamentos estão equipamentos para Ensaio do Cilindro Vazado, Ensaio de Inchamento, Ensaio de Fluência – Creep, Célula de Cortador Única – CCU, TARI – Torre de Avaliação para Resistência ao Impacto e o Aparelho Triaxial Verdadeiro para Colapso de Poço. Falaremos mais de cada um desses casos nos próximos artigos. Por isso, fique bem ligado nas atualizações do blog!

ÓLEO E GÁS – LANÇAMENTOS CONTENCO – MARCA PAVITEST

Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
EQUIPAMENTO CÉLULA DE CORTADOR ÚNICO CCU – I-1083
Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
EQUIPAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO ENSAIO DE CILINDRO VAZADO- I-1081
Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
EQUIPAMENTO TRIAXIAL ESTÁTICO PARA ROCHAS – ENSAIO DE FLUÊNCIA – CREEP- I-1077-HD
Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE EXPANSÃO DE ARGILO MINERAIS E OUTRAS MATÉRIAS- I-1079
Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
MÁQUINA TRIAXIAL VERDADEIRO PARA COLAPSO DE POÇO- I-1084
Óleo e gás: um panorama do mercado brasileiro, Contenco
TORRE PARA AVALIAÇÃO DE RESISTÊNCIA AO IMPACTO-TARI- I-1082

Related Posts

Post a Comment