- janeiro 3, 2025
- By: Thais Brito
- in: Diversos
Um dos principais fatores utilizados hoje para a classificação dos tipos de misturas asfálticas e materiais betuminosos, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, é a determinação do seu coeficiente de penetração – representada aqui pelo ensaio de Penetrômetro para asfalto.
O aparelho que realiza esse tipo de procedimento é o penetrômetro. Trata-se de uma máquina presente na realidade de muitas áreas diferentes, com a finalidade simples de determinação da “dureza” dos materiais.
Nossos objetos de abordagem neste artigo serão especificamente os ensaios de penetração em materiais betuminosos e seus respectivos equipamentos. Como veremos, tais máquinas também servem para realizar esse tipo de verificação em frutas – veremos mais adiante sobre isso!
Além destes de que trataremos hoje, existem muitos outros temas interessantes nos artigos do nosso Blog da Contenco! Não deixe de visitar e de também aproveitar algumas recomendações:
Teste Os Tubos De Conexões De Sua Obra Com A Prensa Para Ensaio De Achatamento!
Verifique A Qualidade Da Argamassa Com O Ensaio De Arrancamento!
Determinando A Densidade De Materiais Betuminosos Com O Equipamento Rice Test
- O que é o ensaio de penetração?
- Para que serve o ensaio de penetração?
- Penetrômetro também é utilizado em frutas?
- Conheça os equipamentos da Contenco/Pavitest!
O que é o ensaio de penetração?
Conforme já comentamos, a legislação brasileira (DNIT 155/2010-ME) define que o ensaio de penetração é a maneira correta de se classificar ligantes asfálticos quanto à sua resistência à penetração e/ou dureza.
Um corpo de prova de ligante asfáltico (mistura betuminosa) é submetido à ação de uma agulha, que perfura o material. Poderemos observar melhor a composição desse sistema logo adiante, quando apresentarmos os equipamentos (penetrômetro) referentes a este ensaio.
No caso, o ensaio se dá pela inserção da agulha (de 100g) no material, durante cinco segundos e a uma temperatura de 25°C. Estas são as condições padrão – porém, a norma brasileira também prevê outras condições e configurações para este ensaio, que podem ser adotadas a depender da necessidade.
Depois de três medições individuais, tem-se a média dos valores constatados e, assim, o valor de quociente de penetração daquela amostra.
Para que serve o ensaio de penetração?
Apesar de sua utilização pelas autoridades dos Estados Unidos há mais de um século, a classificação dos ligantes betuminosos e asfálticos ainda é bastante popular e, conforme já pontuamos, serve de padrão para as análises no Brasil.
Assim, uma das principais funcionalidades do ensaio de penetração (realizado pelo penetrômetro) é classificar o asfalto produzido no Brasil, em busca de padronização e fornecimento de informação confiável para a população.
Essa classificação é chamada de CAP, sigla que é sempre acompanhada de um intervalo numérico, referente ao nível de penetração. Assim, temos CAP 30-45, 50-70, 85-100 e 150-200.
Ensaios de penetração possuem benefícios claros quanto à sua facilidade, agilidade e baixo custo de realização. Porém, peca por não medir algumas propriedades fundamentais para fins de engenharia.
Penetrômetro também é utilizado em frutas?
Asfalto e materiais afins parecem muito distantes de frutas, mas a resposta à pergunta é: sim. É possível utilizar penetrômetro em frutas, e inclusive esta é uma das funcionalidades nativas de alguns modelos de máquinas produzidas pela Contenco/Pavitest.
Culturas de frutas em larga escala podem se beneficiar muito de aparelhos como o penetrômetro, uma vez que a consistência é fator muito importante para que o produtor possa medir a qualidade de suas lavouras.
Conheça os equipamentos da Contenco/Pavitest!
A Contenco/Pavitest produz diversos modelos de penetrômetros, cada qual com atributos específicos para determinadas demandas. Todos são feitos a partir de tecnologia e matéria-prima 100% nacionais, o que contribui muito para o desenvolvimento do nosso mercado e de nossa indústria.
Vamos conhecer quais são os penetrômetros?
PENETRÔMETRO UNIVERSAL I-2050
PENETRÔMETRO UNIVERSAL SEMI AUTOMÁTICO I-2050-I
PENETRÔMETRO UNIVERSAL DE AJUSTE FINO I-2050-E
PENETRÔMETRO UNIVERSAL SEMI-AUTOMÁTICO, COM AJUSTE FINO I-2050-J
PENETRÔMETRO UNIVERSAL AUTOMÁTICO DIGITAL I-2050-H
Todo esse montante de informação pode ser útil também para outras pessoas que você conhece – por isso, pedimos que compartilhe este artigo em suas redes sociais!
Siga a CONTENCO nas redes sociais: instagram , facebook, linkedIn
Post a Comment