Por que é importante ter na obra uma Máquina de Ensaio Triaxial Estático? - Contenco
22380
post-template-default,single,single-post,postid-22380,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22380
 

Por que é importante ter na obra uma Máquina de Ensaio Triaxial Estático?

Por que é importante ter na obra uma Máquina de Ensaio Triaxial Estático?

Assim como o emprego de uma ferramenta de qualidade resulta em um produto adequado (e por que não melhor?), a utilização de uma Máquina de Ensaio Triaxial Estático nos laboratórios de testes para obras é um ótimo indicativo de saúde e segurança tanto no canteiro quanto na edificação finalizada.

Neste artigo, partiremos logo para a informação e o conhecimento mais puro sobre esses assuntos. Ou seja: falaremos aqui sobre o conceito e os procedimentos de um ensaio triaxial estático, além do papel da máquina triaxial da Contenco nesse tipo de teste.

Como é de praxe, selecionamos alguns artigos bastante relevantes e que você certamente considerar úteis. Seguem abaixo:

O Que São Ensaios De Abrasão E Quais Equipamentos São Utilizados?

Descubra Como É Feito O Ensaio De Dilatação Térmica Linear Em Rocha

Saiba Detalhes Sobre Ensaios Marshall (Ou Ensaios De Asfaltos) E As Máquinas Que São Utilizadas!

  • Conheça a Máquina de Ensaio Triaxial
  • Como é realizado o Ensaio Triaxial?
  • Por que é importante ter uma boa Máquina de Ensaio Triaxial?

Conheça a Máquina de Ensaio Triaxial Estático

A Máquina de Ensaio Triaxial Estático – ou apenas máquina triaxial – é um equipamento utilizado em testes laboratoriais para obter dados sobre amostras de solo, com vistas a garantir estabilidade, durabilidade e segurança a obras de engenharia civil.

máquina de ensaio triaxial estático

No caso da máquina fabricada e fornecida pela Contenco/Pavitest, a Triaxial Estática I-1077,  é importante salientar que é um equipamento 100% nacional, e que os laboratoristas têm à disposição funcionalidades que cobrem diversas modalidades de ensaios triaxiais, desde ensaios lentos a rápidos, e drenados e não drenados.

Além da Máquina de Ensaio Triaxial Estático I-1077, a Contenco desenvolveu outros modelos de Triaxiais Estáticos, visando atender as mais diversas demandas e exigências do mercado:

triaxial estático com duas linhas de pressão
Máquina para Ensaio Triaxial Estático  I-1077-E – com 2 Linhas de Pressão, desenvolvido para fins didáticos
máquina de ensaio triaxial estático
Máquina para Ensaio Triaxial Estático I-1077-HA/HB com 02 ou 04 Pressurizadores

Nova tecnologia desenvolvida pela Contenco, onde todos os ensaios são realizados sem o uso de ar comprimido, através de controladores servo hidráulicos.

Equipamento Triaxial Estático I-1077-HC/HE – com 02 ou 04 Pressurizadores e Células de Carga Submersíveis

Além da nova tecnologia desenvolvida pela Contenco, onde todos os ensaios são realizados sem o uso de ar comprimido, através de controladores servo hidráulicos, este equipamento foi desenvolvido para ser utilizado com células de carga submersíveis, que se traduz em maior flexibilidade de utilização pelo usuário final.

Em termos gerais, a máquina triaxial possui um sistema de pistão e prensas que aplicam carga de força em um determinado objeto (amostra ou corpo de prova – no caso, amostra de solo), até que se rompa.

Durante esse processo, os sensores da máquina registram dados e os convertem em informações que caracterizarão aquela amostra de solo, de acordo com diversos tipos de parâmetros, a depender do ensaio e do objetivo deste.

Veremos mais sobre esses e outros detalhes sobre ensaios triaxiais em geral no próximo tópico – mas, antes, que tal conferirmos a máquina de ensaio triaxial da Contenco em ação? Veja o vídeo abaixo.

Como é realizado o Ensaio Triaxial?

O ensaio triaxial – ou teste de solos, como também é conhecido – é um procedimento laboratorial realizado por uma máquina de ensaio triaxial, que tem por objetivo obter dados sobre a resistência ao cisalhamento de uma amostra de solo ou de rocha. (Ângulo de atrito e coesão)

Em essência, o ensaio triaxial consiste em:

1 – Preparação do corpo de prova, que consiste em uma amostra do solo a ser testado acomodado em uma forma cilíndrica;

2 – O corpo de prova, já confeccionado, é depois envolto em uma membrana de látex e posicionado dentro da célula de compressão da máquina triaxial, submerso em água;

3 – Uma vez posicionado corretamente, o corpo de prova é submetido a forças axiais progressivas, controladas de forma manual ou eletrônica, a depender da máquina (a Triaxial Estática I-1077, da Contenco, é eletrônica);

4 – A carga é aplicada até que o corpo de prova se rompa. A máquina, por meio de software, terá então registrado uma série de dados que serão convertidos em relatórios contendo informações sobre a resistência ao cisalhamento da amostra, dentre outras.

Por que é importante ter uma boa Máquina de Ensaio Triaxial de solos?

A resposta para essa pergunta elucidará o questionamento que fizemos no título. Em suma, uma Máquina de Ensaio Triaxial robusta, confiável e versátil é fundamental para a construção civil.

Isso acontece porque, em obras, é necessário fazer diversos cálculos complexos, no intuito de garantir a segurança, a durabilidade e a utilização eficiente de recursos materiais e financeiros. Nessa categoria entram cálculos de fundação, de barragens, pavimentos e mineração.

Um componente vital para esses cálculos é o conjunto de informações que caracterizam o solo do local onde a obra será executada.

É nesse ponto que entra a máquina triaxial, cuja própria natureza de projeto e desenvolvimento permitem simular com alta fidelidade as condições reais do solo “in loco” e as forças às quais o elemento é submetido de forma natural.

Por isso, se uma edificação hoje é considerada segura, estável e duradoura, é porque em sua fase de obras foram realizados testes confiáveis por meio de uma máquina triaxial – provavelmente uma máquina Contenco/Pavitest!

Concluindo

Para ter sempre informações como as deste artigo, bem como as principais notícias sobre os produtos da Contenco, acesse o Blog da Contenco e adicione aos seus favoritos!

E se você gostou deste artigo específico, não deixe de compartilhar com seus contatos!