Prensa para ensaios de concreto: você sabe o que é? - Contenco
22149
post-template-default,single,single-post,postid-22149,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-22095,elementor-page elementor-page-22149
 

Prensa para ensaios de concreto: você sabe o que é?

Prensa para ensaios de concreto: você sabe o que é?

Se você considera importante a segurança dos materiais em sua obra, verifique agora: será que estão utilizando uma prensa para ensaios de concreto, com o intuito de verificar sua resistência?

Já podemos perceber que, dentre os muitos materiais utilizados em uma obra, o concreto é um dos que mais atenção merece, em todos os aspectos: desde a sua preparação, passando por transporte e aplicação.

É por isso que se considera tão essencial realizar os devidos testes de concreto, por meio de equipamentos adequados. Tendo isso em vista, apresentamos aqui um desses equipamentos: a Prensa Hidráulica Elétrica Digital 100T, da Contenco.

Bônus: Quer saber mais sobre nossos produtos?

Conheça O Nosso Equipamento Triaxial Para Ensaios!

Ensaios De Solos: Saiba O Que São E Por Que São Tão Importantes!

Neste artigo, você conhecerá a Prensa Hidráulica em seus principais atributos e funcionalidades, bem como suas principais aplicações. Para ajudar na leitura, elaboramos um índice, que segue abaixo:

  • O que é a prensa de concreto?
  • Por que fazer ensaios de resistência de concreto?
  • Quais as aplicações da máquina de ensaio para concreto?
  • Saiba tudo sobre a Prensa Hidráulica Elétrica Digital 100T, da Contenco!

O que é a prensa de concreto?

Em conjunto com outros equipamentos de finalidade semelhante, como o equipamento triaxial para ensaios de solos, a prensa de concreto faz parte de uma rede estrutural de máquinas que ajudam a manter a segurança de uma obra.

Como isso acontece? Por meio de ensaios e testes, realizados tanto em laboratórios especializados quanto no próprio canteiro de obras. Esta prensa em específico atesta a qualidade e segurança do concreto utilizado em obra.

De forma mais específica, a prensa de concreto submete o material a condições em que se pode medir sua resistência à compressão axial e diametral, bem como à tração na flexão.

Esses movimentos são típicos do comportamento deste material ao longo do tempo, à medida que for exposto à utilização da edificação, bem como à movimentação das partes e do solo.

A prensa de concreto pode também ser utilizada para testar outros tipos de materiais, como argamassas e cerâmicas, além de outros que possuem fator de composição e resistência compatíveis com o concreto.

Por que fazer ensaios de resistência de concreto?

O concreto é uma mistura – não apenas dos insumos que são preparados da maneira que já conhecemos, mas também de uma série de procedimentos e situações cujas mínimas variações interferem na qualidade do material.

Entre essas variáveis estão: tempo e condições de transporte, clima e temperatura, quantidade de água na mistura, entre muitas outras questões de difícil controle em um contexto de obra.

Todas essas variáveis podem definir características do concreto, incluindo sua qualidade enquanto material de estrutura para edificações. Por isso é tão importante que testes e ensaios sejam feitos, com vistas a verificar a qualidade e a integridade do material.

Quais as aplicações da máquina de ensaio para concreto?

A máquina de ensaio para concreto tem como sua principal função promover testes de amostras de concreto, com o objetivo de definir sua resistência e sua viabilidade para aplicação em obras.

O ensaio, apesar de complexo e dependente de muitos aspectos técnicos, tem essência bastante simples: uma amostra cilíndrica de concreto recebe da máquina uma força de compressão progressiva, até que se rompa.

Os valores registrados no momento da ruptura são os índices de resistência da amostra. De acordo com o que for mensurado, tem-se que dado lote do material (caminhão ou a cada 50m3 de concreto) é ou não considerado próprio para uso.

Quer ver a prensa de concreto em ação? Confira o vídeo abaixo!

Saiba tudo sobre a Prensa Hidráulica Elétrica Digital 100T, da Contenco!

Tudo o que você acaba de ler sobre procedimentos de ensaios e testes em amostras de concreto é realizado por esta máquina, produzida pela Contenco, sob a marca Pavitest: é a Prensa Hidráulica Elétrica Digital 100T / Wi-Fi / I-3025-B.

Este equipamento possui atributos e executa funções e procedimentos de acordo com as seguintes normas da ABNT: NBR NM-ISO 7500-1, NBR 5739, DNER ME-091, NM 101, NBR 7222, NBR 8522, NBR 9781, NBR 10836, NBR 12118, NBR 12142, NBR 7215, NBR 13279, NBR ISO 8895, NBR 9749, NBR ISO 10059-2, NBR 11222, NBR ISO 5014, NBR 15845-5, NBR 15845-6, NBR 15845-7.

Informações completas, técnicas e precisas sobre o equipamento você pode encontrar na página dedicada ao produto, clicando neste link.

Quer conhecer outros modelos de Prensas de Concreto da Contenco Pavitest? Acesse nosso site e veja nossos outros modelos: