- janeiro 20, 2025
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Mineração, Solos
Diferenças entre modelos convencionais e servo controlados das Prensas hidráulicas
O concreto é um tipo de material que, por se tratar de uma mistura, pode variar muito em termos de qualidade e outras características. Por isso, em uma obra, utiliza-se a prensa de concreto e a prensa servo controlada para entender melhor quais são essas características do concreto.
Esse processo de medição faz parte de procedimentos padrão de controle tecnológico em obras de engenharia civil, e o concreto é apenas um dos materiais que são testados à exaustão.
Vamos descobrir por que isso acontece, como são os equipamentos (prensas) utilizados e qual a importância dos chamados ensaios de concreto?
Índice
Prensas de concreto: quais são os tipos?
Como funciona a prensa hidráulica servo controlada?
Qual a importância dos ensaios de concreto?
Prensas de concreto: quais são os tipos?
Como não poderia deixar de ser, existem alguns tipos importantes de prensa para ensaios de concreto. A primeira da qual falaremos aqui é a prensa hidráulica comum, que pode ser manual ou elétrica.
Ambas as modalidades de prensa hidráulica comum partem do princípio da aplicação de forças que medem a resistência à compressão, nas modalidades axial, diametral e tração de amostras. Estas, por sua vez, podem ser de concreto, argamassa, cerâmica refratária, dentre outros materiais afins.
A diferença entre manual e elétrica é bastante intuitiva: enquanto, na primeira, o procedimento ocorre a partir de movimentos realizados pela pessoa que opera o ensaio, no segundo caso a própria prensa possui um sistema de válvulas de incremento e decremento que fazem o serviço “bruto”, ou seja de carga e descarga.
Quer conhecer mais detalhes das duas versões? Confira:
Prensa Hidráulica Digital Manual 100T I-3001-C
Prensa Hidráulica Digital Elétrica 100T I-3025-B
Como funciona a prensa servo controlada?
Enquanto as prensas de asfalto das quais falamos até então têm sua carga de compressão operadas por meio de um sistema hidráulico, a prensa servo controlada tem uma diferença crucial: um motor tipo “servo” – ou um servomotor, como podemos também encontrar.
Mas como isso funciona? A utilização de um servomotor foi uma solução encontrada pela indústria para facilitar a operação dessas máquinas, que necessitam de muita força para realizar a aplicação de compressão.
Assim, a prensa servo controlada é capaz de realizar ensaios com cargas constantes controladas por segundo, definidas pelo operador, além de contar com o software Pavitest concreto, onde é possível cadastrar amostras, acompanhar os ensaios em tempo real, visualizar os resultados em kgf e Mpa, além de emitir relatórios conforme NORMA.
A Contenco/Pavitest fabrica um modelo desse tipo de prensa. Saiba mais detalhes acessando a página da Prensa Hidráulica Servo Controlada HD-100T.
Qual a importância dos ensaios de concreto e as prensas hidráulicas?
Tão importante quanto termos em mente as principais diferenças entre os tipos de prensas de concreto é entendermos por que estes são realizados e quais suas implicações no canteiro de obras.
O principal fator que envolve essa questão é o da extensão da aplicação desse material. Concreto entra em praticamente toda e qualquer obra de engenharia civil, e mesmo dentro de uma obra específica, toma parte de uma boa parte dela, justamente por ser um dos componentes estruturais mais populares.
Assim, torna-se fundamental em um contexto de controle tecnológico da empreitada que se possua dados e parâmetros referentes ao material que será utilizado. No caso do concreto, entre esses parâmetros estão resistência à compressão em todos os ângulos e sentidos, bem como à tração.
Para saber ainda mais sobre outros tipos de ensaios, acesse o Blog da Contenco – ah, e aproveita para salvar nos seus endereços favoritos!
E, se você gostou deste artigo e considera que será também útil para outras pessoas com os mesmos interesses, compartilhe o link!
Siga também a Contenco nas Redes Sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn
Post a Comment