- dezembro 20, 2024
- By: Thais Brito
- in: Concreto e Agregados, Mineração, Rochas e mineração, Solos
Na construção civil existe uma grande diversidade de concreto, que são utilizados das mais variadas formas, pois, utilizar o concreto adequado, além de garantir a qualidade da obra, garante também economia de tempo e dinheiro. Desse modo, todo engenheiro precisa conhecer os tipos de concreto existentes e saber em que situações serão usados.
Tipos de concreto na construção civil:
- Concreto convencional
- Concreto bombeável
- Concreto armado
- Concreto protendido
- Concreto de alta resistência (CAR)
- Concreto auto adensável
- Concreto leve
- Concreto pesado
1. Concreto convencional
Esse é o tipo de concreto mais comum nas construções brasileiras, pois, pode ser utilizado em diversos tipos de estruturas. Ele possui uma consistência seca, por isso precisa da utilização de ferramentas como vibradores para ser adensado e seu transporte deve ser realizado por meio de carrinhos de mão, gruas, elevadores ou gericas. O seu Slump varia entre 40mm a 70mm e sua resistências varia de a cada 5,0Mpa em um intervalo de 10,0 até 40,0Mpa.
OBSERVAÇÃO: Slump é um dos métodos utilizados para definir a consistência do concreto. Nele é colocada a massa de concreto dentro de um molde em forma de cone, como mostra na figura 3, em 3 camadas adensadas igualmente. Em seguida, retiramos o molde lentamente e medidos a diferença entre a altura inicial e a altura da massa depois de assentada.
2. Concreto bombeável
Esse tipo de concreto tem como principal característica a sua alta fluidez, permitindo que ele seja transportado por bombeamento via tubulações. Ele é muito utilizado em grandes obras verticais, pois, o método de transporte empregado garante menos gasto de tempo com transporte e com adensamento do concreto, proporcionando menores gasto com mão de obra.
Como a fluidez e qualidade desse concreto é extremamente importante, alguns parâmetros devem ser seguidos para que isso seja garantido:
- O Slump deve ser maior que 70mm. Recomenda-se valores entre 80 e 100mm para que o concreto tenha boa trabalhabilidade.
- Devem ser utilizadas dois tipos de britas, a brita tipo 1 deve ter diâmetro de até 19mm e a brita tipo 2 deve ter diâmetro máximo de 25mm, sendo que a brita 2 pode ter o percentual de no máximo 25% do total de britas utilizadas, o restante dever do tipo 1.
- Dependendo da altura da construção e das suas necessidades o tamanho das britas podem ser menores e o slump maior
3. Concreto armado
Concreto armado é uma estrutura que adiciona armações de aço ao concreto afim de aumentar sua resistência a forças de compressão e tração. Ele é bastante utilizado em pilares, vigas, dentre outros componentes estruturais.
A utilização desse tipo de material traz alguns benefícios como: baixo custo com manutenção das estruturas, necessita de mão de obra menos qualificada se comparado a estruturas metálicas, pode ser moldada de diversas formas e é extremamente durável e resistente.
4. Concreto protendido
O concreto protendido comum e mesmo o concreto armado possuem uma resistência baixa a esforços de tração. Desse modo, o concreto protendido surgiu para possibilitar uma maior resistência do concreto a esse tipo de esforço.
Essa técnica consiste basicamente na inserção de cabos de aço com alta resistência no concreto. Inicialmente, são utilizados macacos hidráulicos para tencionar os cabos o máximo possível, fazendo com que eles fiquem esticados. Em seguida o concreto é adicionado e espera-se o tempo adequado para que o concreto esteja pronto considerando a especificidades do concreto utilizado. Após o concreto estar pronto a parte dos cabos que estava para fora da peça são cortados, fazendo com que os que estão dentro retornem ao comprimento inicial. Ao voltar ao comprimento normal os cabos comprimem o concreto, desse modo, aumentando sua resistência a trações.
A figura 7 a seguir mostra uma comparação entre o concreto armado e o protendido. Os desenhos de cima representam o concreto armado em estado natural e após sofrer forças de tensão, as imagens de baixo representam o mesmo, mas, para o concreto protendido.
Leia mais na Parte 2 de “Os Principais tipos de Concreto da Construção Civil”.
FONTE: Inova Civil
A Contenco indústria e Comércio Ltda fabrica vários tipos de equipamentos para Ensaios de Concreto, como prensas, máquinas e dispositivos. Estes equipamentos são utilizados em ensaios para determinação das propriedades físicas, químicas e mecânicas do Concreto, que auxiliam no desenvolvimento de materiais e evolução da construção civil. Os equipamentos Contenco Pavitest são de tecnologia 100% brasileira e por isso oferecemos assistência técnica e treinamento com uma equipe treinada in loco ou a distância.
Veja alguns de nossos equipamentos:
Prensas Servo Controladas para ensaios em Concreto
Prensas Hidráulicas Elétricas para ensaios em Concreto
Prensas Hidráulicas Manuais para ensaios em Concreto
E para saber mais sobre estes e outros equipamentos da Contenco Pavitest voltados para a construção civil e o concreto, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:
Email: contenco@contenco.com.br
Telefone: 31 3623-3623 | Whatsapp: 31 98878-6968
Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/
Ou por meio do nosso chat online em nosso site.
Siga a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:
Instagram: @contenco_pavitest
Post a Comment