Os Principais tipos de Concreto da Construção Civil – Parte 2 - Contenco
21853
post-template-default,single,single-post,postid-21853,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive
 

Os Principais tipos de Concreto da Construção Civil – Parte 2

Os Principais tipos de Concreto da Construção Civil – Parte 2

Na construção civil existe uma grande diversidade de concreto, que são utilizados das mais variadas formas, pois, utilizar o concreto adequado, além de garantir a qualidade da obra, garante também economia de tempo e dinheiro. Desse modo, todo engenheiro precisa conhecer os tipos de concreto existentes e saber em que situações serão usados.

tipos de concreto - construção civil

Tipos de concreto na construção civil: 

  1. Concreto convencional
  2. Concreto bombeável
  3. Concreto armado
  4. Concreto protendido.
  5. Concreto de alta resistência (CAR)
  6. Concreto auto adensável
  7. Concreto leve
  8. Concreto pesado 

 Leia agora a continuação do texto na Parte 2:

5.     Concreto de alta resistência (CAR)

Esse tipo de concreto, como o próprio nome já diz, possui uma resistência a compressão bem maior que a comum com menor tempo de idade e é bastante utilizado em fundações, lajes, pilares, vigas, dentre outras situações, pois, é capaz de suprir as necessidades de resistência com um menor volume e gastando menos tempo, podendo gerar economia no custo da obra.

A resistência do concreto é diretamente relacionada com o fator água/cimento, quanto menor esse fator maior a resistência. Mas, baixar esse fator pode afetar outras características do concreto como elasticidade, durabilidade e permeabilidade. Então para garantir a resistência elevada e evitar problemas com outras propriedades é necessário realizar um estudo granulométrico que possibilite diminuir o tamanho dos agregados miúdos e graúdos, além de avaliar as possibilidades de adição de minerais como sílica ativa e metacaulim ou aditivos superplastificantes. Esses tipos de materiais também são utilizados no concreto de alto desempenho (CAD), que possui caraterísticas próximas ao CAR, mas, além da alta resistência o CAD é voltado para possuir uma elevada durabilidade.

6.     Concreto auto adensável

Esse concreto possui uma enorme fluidez, por isso, o seu slump é elevado, sendo superior a 200 mm e para assegurar uma alta homogeneidade, resistência, durabilidade e facilidade de bombeamento são utilizados aditivos superplastificantes. O que garante a ausência de segregações durante a concretagem, desse modo, não são necessárias ferramentas como vibradores para realizar o adensamento, diminuindo, significativamente, a mão de obra para realizar essa atividade.

O concreto auto adensável é muito utilizado em estruturas que possuem armamento denso, painéis arquitetônicos, fachadas em concreto aparente, vigas, lajes, dentre outras diversas possibilidades.

concreto autodensável

7.     Concreto leve

O concreto leve é um tipo de concreto que possui baixa densidade, sendo cerca de um terço da densidade dos concretos comuns, enquanto os normais possuem densidade variando entre 2300 e 2500 Kg/m3, os levem chegam a aproximadamente 500Kg/m3.  Eles se destacam pela sua elevada capacidade de isolamento térmico e acústico e costumam ser aplicados em regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, fabricação de blocos, enchimentos de lajes e outras exigências específicas de cada obra.

Existem 3 tipos de concretos leves:

  • Concreto com agregados leves: Nesse tipo de concreto são adicionados agregados leves como vermiculita, perlita, pedra-pomes, lava porosa, argila expandida ou isopor.
  • Concreto celular: No concreto celular ocorre a incorporação de ar a mistura.
  • Concreto sem finos: No concreto sem finos não são adicionados os agregados miúdos.
concreto leve

8.     Concreto pesado

Esse tipo de concreto possui densidade superior a 2800Kg/m3, essa elevada massa específica é obtida através da adição de materiais pesados como magnetita, hematita e barita. A dosagem correta desses materiais deve proporcionar alta densidade, resistência, durabilidade e proteção contra radiações. Por esse motivo ele é utilizado, principalmente, nas construções de câmaras de radiação Raio-X ou gama, bases, lastros e paredes de reatores atômicos.

concreto pesado

FONTE: Inova Civil

 A Contenco indústria e Comércio Ltda fabrica vários tipos de equipamentos para Ensaios de Concreto, como prensas, máquinas e dispositivos. Estes equipamentos são utilizados em ensaios para determinação das propriedades físicas, químicas e mecânicas do Concreto, que auxiliam no desenvolvimento de materiais e evolução da construção civil. Os equipamentos Contenco Pavitest são de tecnologia 100% brasileira e por isso oferecemos assistência técnica e treinamento com uma equipe treinada in loco ou a distância.

Veja mais alguns de nossos equipamentos:

Retificadora Pneumática

Retificadora pneumática para ensaios em concreto

Retificadora Manual

Retificadora manual para ensaios em concreto

Dispositivo de Blocos

dispositivo de blocos para ensaios em concreto

Dispositivo para Tração na Flexão

Dispositivo para tração na flexão - ensaios em concreto

Dispositivo Diametral

Dispositivo diametral

E para saber mais sobre estes e outros equipamentos da Contenco Pavitest voltados para a construção civil e o concreto, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento:

Email: contenco@contenco.com.br

Telefone: 31 3623-3623 | Whatsapp: 31 98878-6968

Formulário de Contato: https://contenco.com.br/contato/

Ou por meio do nosso chat online em nosso site.

Siga a Contenco nas redes sociais para acompanhar as nossas notícias e novidades:

Instagram: @contenco_pavitest

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/

Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/