- novembro 20, 2024
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Ensaios especiais, Mineração
Cortar firme, forte, fundo e com segurança? Só com a Serra Circular!
Cortar e redimensionar materiais em um contexto de engenharia civil é uma atividade com ares artísticos – ou seja, não bastaria a técnica, tem que ter um equipamento de qualidade que “aguente o tranco”! Felizmente, para isso temos ótimas opções no mercado, como por exemplo a Serra Circular da Contenco!
Mas precisamos também entender que serras circulares não cortam qualquer coisa. Existem limitações e modelos de equipamentos adequados (e muitas vezes exclusivos) para determinados tipos de materiais.
Que tal entendermos um pouco mais sobre esse assunto, passando por temas como segurança, materiais que podem ser cortados e, claro, a própria Serra Circular da Contenco? Então fique conosco!
Uma pausa rápida: já que estamos falando de equipamentos especiais, separamos para você alguns artigos que podem ser relevantes para a sua pesquisa. Todos eles são do Blog da Contenco, seu melhor hub de conhecimento sobre o assunto!
Força bruta: ateste a resistência de vigas, pilares e paredes com o Pórtico para Ensaios!
Ensaio de Adensamento em solos finos? A Contenco tem a solução!
Contenco: Décadas de know-how: Para criar soluções e atender às suas demandas sob medida!
Índice
- Quando e como podemos utilizar a Serra Circular?
- Quais os níveis de segurança para operar uma Serra circular?
- Saiba tudo sobre a Serra Circular da Contenco!
Quando e como podemos utilizar a Serra Circular?
Já ouvimos muito em canteiros de obra: se gira e tem lâmina, pode cortar! Infelizmente, muitas pessoas ditas profissionais fazem uso inadequado de equipamentos como serras circulares, colocando em risco a obra, o equipamento e a saúde dos colegas e a própria.
A Serra Circular da Contenco é feita especialmente para cortar materiais de grande dureza e resistência, como concreto, rochas, argamassas, revestimentos em geral e materiais betuminosos. Isso porque sua configuração de velocidade e força estão preparados para esses materiais.
Não se deve em hipótese alguma utilizar a Serra Circular da Contenco em peças de madeira, material que possui características muito diferentes daquelas para as quais o equipamento foi preparado.
Conforme já pontuamos, a serra pode ser utilizada com grande eficiência em canteiros de obras e também em locais de mineração, nos quais existe a demanda por cortar grandes blocos de rocha dura.
Quais os níveis de segurança para operar uma Serra circular?
Não faltam histórias de acidentes com serras de todos os tipos. Amputações, ferimentos graves e até mesmo fatais são ouvidos com frequência. Pudera: serras são mesmo equipamentos muito perigosos se utilizados sem o devido cuidado e sem as precauções necessárias.
Muitos desses cuidados são de responsabilidade do próprio operador. Por exemplo, utilizar sempre os EPIs corretos e manusear da maneira indicada pelo fabricante são comportamentos que contribuem com a segurança do processo.
Mas o próprio equipamento tem sua parcela de contribuição para a segurança. As serras circulares, por exemplo, são dotadas de mecanismos que controlam seu acionamento de maneira fácil – por exemplo, um mecanismo de corte imediato do motor da serra. Há também dispositivos que impedem o acionamento acidental da máquina.
Apesar de não ser exatamente um item de segurança, a mesa é um aparato fundamental para que o procedimento seja feito de maneira racional, limpa e consciente, o que evita muitos acidentes!
Saiba tudo sobre a Serra Circular da Contenco!
Tudo isso que você acabou de ler pode ser encontrado neste que é um dos produtos mais seguros da Contenco: a Serra Circular I-3056-A!
Fabricada pela Contenco/Pavitest a partir de tecnologia 100% nacional, a Serra Circular vem com disco diamantado de Ø 18” que alcança uma profundidade de corte de até 160mm, ideal para peças de grande dureza e dimensão. É capaz de cortar concreto, materiais betuminosos, argamassas, rochas ou refratários.
Conta com sistema de refrigeração a água, cujo fluxo pode ser regulado de maneira facilitada no equipamento, garantindo assim corte limpo e seguro. O corte, por sua vez, pode ser longitudinal ou transversal, a depender da posição do material.
A Serra Circular I-3056-A é uma grande aquisição para sua obra ou oficina! Se você se interessou, entre em contato conosco! Aproveite também para conferir os nossos outros produtos no site!
Post a Comment