- novembro 20, 2024
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Ensaios especiais, Mineração
A necessidade de se construir estruturas cada vez mais altas, esbeltas, duráveis e com maior rapidez, fez com que houvesse um desenvolvimento das técnicas de construção e dos materiais utilizados nas obras. Mas para estas técnicas serem bem sucedidas é necessário que muitos testes sejam feitos, inclusive de deformação dos materiais. E é para isso que foi desenvolvido o compressômetro, aparelho que vamos apresentar neste texto.
Para que as construções sejam cada vez maiores, duráveis e seguras é necessário um conhecimento profundo das características de um dos principais materiais: o concreto. Algumas das características que devem ser bem avaliadas são:
- Deformação,
- Fluência,
- Retração,
- e outros parâmetros que demonstrem a resposta do concreto ao estado limite de trabalho.
Os tipos de deformação do concreto
No aspecto da deformação, podemos dizer que os materiais submetidos a esforços podem apresentar um tipo de comportamento:
- Plástico,
- Elástico,
- ou até uma mistura dos dois, elasto-plástico.
A deformação elástica é aquela em que o material deformado retorna ao seu formato original após a retirada da carga que o deformou. Enquanto na deformação plástica não há retorno. No entanto, a maioria dos materiais passa por um comportamento elástico, antes de atingir uma deformação plástica (irreversível).
Portanto, o módulo de elasticidade do concreto é um dos parâmetros utilizados nos cálculos estruturais, que relaciona a tensão aplicada à deformação instantânea obtida. Isto conforme a norma ABNT NBR 8522 (Concreto – Determinação do Módulo de Deformação Estática e Diagrama Tensão x Deformação – Método de Ensaio).
O módulo de elasticidade do concreto permite ter uma melhor noção do comportamento da estrutura no ato da remoção das formas, ou a outras características desejadas do concreto.
É bom lembrar que um concreto com alta resistência à compressão nem sempre é um concreto pouco deformável.
Como funciona o compressômetro?
A Contenco fabrica o aparelhoCompressômetro Digital com LVDT para Corpos de Prova I-3036, usado para medição de deformação axial. Este aparelho é projetado e desenvolvido para a realização de ensaios de determinação do módulo estático de elasticidade à compressão em concreto endurecido, conforme norma ABNT NBR 8522.
Fabricado em alumínio, o compressômetro possui dois medidores de deformação com resolução de 0,001 mm. Ele está disponível para corpos de prova Ø 10X20 cm e Ø 15X30cm. A medição do módulo de elasticidade dos corpos de prova do concreto é feita através da combinação do uso de LVDT’s (transdutores de deslocamento linear) e software especifico desenvolvido pela Contenco, onde é possível acompanhar o ensaio em tempo real e emitir relatórios padronizados.
Compressômetro Digital com LVDT para Corpos de Prova I-3036
O compressômetro digital Contenco tem um outro importante diferencial: sua assistência técnica pode ser feita de forma remota, o que diminui muito o prazo de atendimento.
Observação: É possível também realizar a leitura das deformações da amostra através de Extensômetros. Entretanto este processo se encontra em desuso, por ser muito trabalhoso, depender de anotações do ser humano e ser passível de muitos erros.
Cada dia mais a Contenco vem buscando soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia dos ensaios de materiais.
Se você tem dúvidas técnicas ou comerciais sobre o Compressômetro da Contenco, envie um email para contenco@contenco.com.br ou ligue para +55 31 3623-3623 | 31 98878-6968.
Aproveite para seguir a Contenco nas redes sociais e saber ainda mais sobre ensaios, testes, equipamentos e muito mais!
Instagram: @contenco_pavitest
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/
Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/
Nota.: Parte do texto adaptado do site “Portal do Concreto”.
Post a Comment