
- maio 19, 2023
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Ensaios especiais, Òleo e Gás
As propriedades físicas e mecânicas de um material em condições reais, um parâmetro importante no planejamento de um projeto, pode ser medida por meio de um ensaio triaxial verdadeiro.
Mas, afinal, por que “verdadeiro”? O que diferencia esse tipo de ensaio dos muitos outros dos quais já falamos aqui no Blog da Contenco – inclusive muitos outros tipos de triaxiais?
Além de respostas e informações como essas, o Blog da Contenco traz sempre conhecimento útil para você que é profissional da área, pesquisador ou se interessa pelos assuntos. Conheça alguns de nossos artigos:
Método Medina Para Ensaios De Solos: Você Conhece?
Apresentando: Medina (Método De Dimensionamento Nacional)
Óleo E Gás – Tenha Parâmetros Precisos De Perfuração Com A Célula De Cortador Única – CCU
O que é o ensaio triaxial verdadeiro?
Por que o ensaio triaxial verdadeiro é importante?
Qual o equipamento utilizado no triaxial verdadeiro?
Em síntese, um ensaio triaxial consiste em submeter um CP (corpo de prova) a certas pressões de confinamento, partindo dos três “eixos” ou dimensões que compõem a geometria do material: os dois horizontais e o axial.
Neste caso, as forças horizontais aplicadas são mantidas em valor constante até o final do ensaio. A compressão axial, por sua vez, sofre aumento gradativo em função do tempo, até que o corpo de prova se rompa.
O que chamamos de ensaio triaxial verdadeiro é um procedimento muito parecido com os que descrevemos anteriormente, com uma diferença simples: os testes são realizados aplicando-se forças independentes e variáveis nos três eixos – os dois horizontais e o axial.
O ensaio é chamado de “verdadeiro” porque simula com alto grau de fidelidade as condições reais a que o material estará submetido na obra, tanto em termos de estrutura quanto em contextos naturais. Claro, valores reais devem ser conhecidos para que se tenha um resultado satisfatório.
Obras de engenharia, de forma geral, são empreitadas complexas, que exigem cálculos de inúmeras variáveis que, sem elas, todo o projeto corre risco de não acontecer e ainda de colocar em xeque a segurança dos envolvidos.
Se é assim de forma geral, imaginemos então em obras de exploração de óleo e gás, que exigem intervenções sob condições extremas? Aliás, muitas vezes atua-se a muitas centenas de metros abaixo da superfície, seja terra ou mar.
Ensaios triaxiais verdadeiros têm essa função de jogar um pouco mais de luz a esses projetos, permitindo entender com precisão e fidelidade o quanto rochas, solos e outras estruturas resistem a forças variadas, oriundas das intervenções feitas na obra.
O ensaio triaxial verdadeiro pode ser realizado por meio do I-1084 – Óleo e Gás – Equipamento Para Ensaios Triaxial Cúbico Verdadeiro em CP de Rocha, produzido pela Contenco / Pavitest com desenvolvimento e projeto 100% nacionais.
Trata-se de uma máquina munida de robustez, precisão e muita confiabilidade, que vai facilitar a condução e operação de ensaios triaxiais verdadeiros.
Ele é constituído por:
Câmara de ensaio em aço inox com:
Conjunto para medição simultânea em um mesmo plano, das deformações radiais no eixo x e y
Conjuntos de Aplicadores Servo Controlados com capacidade 300 ml para aplicação independente das pressões confinantes σ1, σ2 e σ3
Conjuntos de Aplicadores Servo Controlados capacidade 1000 ml para aplicação das pressões de poço e contra pressão com o uso das câmaras de interfaceamento.
Você pode conferir as informações completas sobre este equipamento, bem como as formas de aquisição deste e outros produtos e acessórios, clicando neste link.
E, se você gostou deste conteúdo e considera que será útil também para os seus contatos, não deixe de compartilhar em suas redes!
Post a Comment