- janeiro 20, 2025
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Mineração, Solos
O Ensaio Triaxial é um tipo de ensaio utilizado para medir as propriedades mecânicas dos solos, como a resistência ao corte e o comportamento tensões-deformações. E para realizar este ensaio é preciso equipamentos com tecnologia desenvolvida especialmente para estes casos, como o Equipamento Triaxial.
Por que precisamos de equipamento triaxial para realizar ensaios de mecânica dos solos?
Os solos, assim como vários outros materiais em engenharia, resistem bem à compressão. Mas ao mesmo tempo eles têm resistência limitada à tração e ao cisalhamento. Por isso, deve-se realizar um estudo da resistência ao cisalhamento dos solos para se entender realmente como os solos se comportam. Estes estudos podem ser feitos através de um Ensaio Triaxial, utilizando o Equipamento Triaxial Estático.
O Ensaio Triaxial é muito usado para avaliar:
- Estabilidade de encostas naturais e taludes de corte e aterro;
- Estabilidade de barragens;
- Estabilidade de aterros sobre solos moles;
- Capacidade de cargas de fundações, dentre outros.
Novo Equipamento Triaxial Contenco
Atendendo à demanda do mercado, a Contenco desenvolveu e acaba de lançar no mercado seu mais novo modelo de Equipamento Triaxial Estático, agora com a utilização de Servo-Pressurizadores.
EQUIPAMENTO TRIAXIAL ESTÁTICO, SEM AR COMPRIMIDO COM 2 CONTROLADORES DE PRESSÃO/VOLUME – Modelo: I-1077-HA
Este modelo de Equipamento Triaxial não necessita mais de um compressor de ar para gerar as pressões hidráulicas utilizadas no Ensaio Triaxial Estático. Através de cilindros hidráulicos servo-controlados, as pressões de ensaio são geradas diretamente na câmara triaxial e na amostra.
Célula / Câmara Triaxial de Ensaio
O conjunto do novo Equipamento Triaxial é composto por uma prensa, também servo-controlada, com capacidade de 5.000 kgf, com indicação e controle eletrônico da velocidade de avanço e de incremento de carga (tensão). A velocidade pode ser parametrizada na faixa de 0.0001 a 15,00 mm/min, através de display junto à prensa ou pelo software de ensaio incluído com o equipamento. Ela pode também ser ajustada de forma manual através do joystick da prensa. A comunicação com o computador é feita através de interface USB 2.0. O equipamento possui proteção contra sobrecarga, detecção de célula conectada e sobrecurso dos transdutores de deslocamento.
Prensa Triaxial de Ensaio
Além da prensa, o conjunto para Ensaio Triaxial pode ser composto por um número flexível de servo-pressurizadores, conforme necessidade do cliente. Uma vez que esses equipamentos se comunicam com a prensa via rádio frequência (wireless), pode-se escolher quantos deles serão utilizados no ensaio. Este equipamento também dá a liberdade de posicioná-los da forma que melhor atender ao espaço físico do laboratório.
O modelo padrão possui capacidade de pressão de 3,4 MPa e volume de 300 c m3 com resolução de 0,1kPa/0,001cm3. Opcionalmente, tanto os servo-pressurizadores quanto a célula triaxial podem ser fornecidas com capacidades para até 100 Mpa.
Todos os novos modelos possuem interface com o usuário através de tela colorida sensível ao toque (touch screen), ideal para leitura e parametrização das variáveis de controle.
Abaixo seguem mais algumas características e possibilidades de fornecimento:
- Câmara triaxial em alumínio e camisa em acrílico com base e cabeçote, podendo ser fornecida para diversas dimensões de corpos de prova.
- Célula de carga com capacidade de 1.000 kgf, com resolução de 0,1 kgf; podendo ser fornecido com células de carga de outras capacidades e submersível.
Célula de carga submersível
- Sensor de deslocamento linear de 50mm para medida das deformações axiais dos corpos de prova durante o ensaio.
- Transdutor de pressão para medida de poro pressão, podendo ser fornecido com dois transdutores (base e topo).
- Medidor digital de volume usado para medição de volume de água drenada na fase de adensamento de corpos de prova não saturados e para medição de volume de água drenada na fase de compressão de ensaios triaxiais lentos, não saturados e drenados.
- Possibilidade de realizar ensaios UU, CU, CD, ensaios anisotrópicos e determinação do Ko.
- Acessórios diversos para moldagem dos corpos de prova e realização dos ensaios.
Se você tem mais dúvidas técnicas ou comerciais sobre o Equipamento Triaxial Estático, envie um email para contenco@contenco.com.br ou ligue para +55 31 3623-3623 | 31 98878-6968.
Aproveite para seguir a Contenco nas redes sociais e saber ainda mais sobre ensaios de solos, ensaio triaxial, equipamentos e muito mais!
Instagram: @contenco_pavitest
Post a Comment