
- fevereiro 12, 2025
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Concreto e Agregados, Rochas e mineração
Pavimento é uma estrutura composta por várias camadas sobre a superfície final da terraplanagem, destinada a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e proporcionar aos usuários melhores condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. Existem três tipos de pavimento:
Nesta classificação o pavimento asfáltico é caracterizado como pavimento flexível.
A pavimentação asfáltica é a camada superior destinada a resistir diretamente as ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores. Além disso é usado para impermeabilizar o pavimento e melhorar as condições de rolamento dos usuários.
Todos os revestimentos asfálticos são compostos por associações de ligantes asfálticos e agregados. O asfalto, portanto, é um tipo de ligante e não um tipo de revestimento.
Os diversos tipos de pavimentação asfáltica são conhecidos como: tratamento superficial betuminoso, macadame betuminoso, pré-misturado a quente e pré-misturado a frio.
A Contenco Indústria e Comercio Ltda, projeta, desenvolve e comercializa os equipamentos necessários para execução de ensaios da área de materiais betuminosos, tais como:
O Ensaio Marshall permite determinar a qualidade ótima de ligante a ser utilizada em misturas asfálticas usinadas a quente, destinadas a pavimentação de vias. Isto é feito através da estabilidade e fluência do material ensaiado no equipamento de Marshall.
O Ensaio de extração de betume é utilizado para determinar o volume de CAP (Concreto Asfáltico de Petróleo) perante a quantidade de amostra total. Este material é o ligante do asfalto, através dele que a capa asfáltica adquire a sua forma e características de flexibilidade, impermeabilidade e travamento.
Adesividade de agregado a material betuminoso é a propriedade que tem o agregado de ser aderido por material betuminoso. Essa propriedade é avaliada pelo não deslocamento da película betuminosa que recobre o agregado quando a mistura agregado-ligante é submetida à ação de água destilada fervente e a soluções molares de carbonato de sódio ferventes.
A penetração é definida como a profundidade, em décimos de milímetro, que uma agulha de massa padronizada (100g) penetra numa amostra de volume padronizado de cimento asfáltico, por 5 segundos, à temperatura de 25°C. Através deste ensaio determina-se a dureza do material.
O ponto de fulgor é um ensaio ligado à segurança de manuseio do asfalto durante o transporte, a estocagem e a produção de mistura asfáltica. Ele determina a menor temperatura sob a qual os vapores emanados durante o aquecimento do asfalto se inflamam por contato com uma chama padronizada. Ou seja, a máxima temperatura de manejo sem perigo de fogo.
O ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona à temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido sob certas condições particulares e atinge uma determinada condição de escoamento. Um ponto de amolecimento mais alto permite que o material não amoleça em dias quentes, porém exigirá uma temperatura mais alta para aplicação, aumentando o risco de explosões.
Quer saber mais sobre os Ensaios e Equipamentos para Pavimentação Asfáltica? Consulte a Equipe de Vendas Contenco através dos diversos canais disponíveis:
E-mail: contenco@contenco.com.br
Whatsapp: 31 98878-6968
Telefone: 31 3623-3623
Instagram: @contenco_pavitest
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/contenco/
Facebook: https://www.facebook.com/ContencoPavitest/
Ou pelo nosso Site: https://contenco.com.br/
Fonte das informações: Site guia da engenharia Dandara Viana – Engenheira Civil pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduanda em Avaliação, Auditoria e Perícias de Engenharia.
Post a Comment