- janeiro 20, 2025
- By: Thais Brito
- in: Cimento e argamassa, Concreto e Agregados, Mineração, Solos
Você já ouviu falar em ultrassom em estruturas de concreto?
Estamos já bem acostumados a falar sobre testes e ensaios de qualidade que são realizados antes ou durante a obra, na intenção de se utilizar os melhores materiais possíveis. Porém, acontece – e muito – de serem necessários testes quando o material em questão já está pronto, instalado e consolidado.
E, claro, existem métodos e equipamentos especiais para essas situações. Estamos aqui falando especificamente do Ultrassom, muito utilizado em testes de concreto quando este já tem a forma das estruturas finais.
Pois será este o assunto desse artigo – saberemos mais sobre o ensaio, sua importância e sobre o equipamento utilizado nesse processo.
Antes de prosseguirmos, vamos dar uma olhada em outros temas dos quais já falamos aqui no Blog da Contenco? É muito provável que você se interesse por algum deles!
Ensaio Los Angeles E Boa Qualidade De Estradas: O Que Têm Em Comum?
Qualidade Dos Solos Garantida Com Ensaios De Permeabilidade. Sabe O Que São?
Saiba A Consistência E O Tempo De Secagem Do Cimento
Índice
- Ultrassom: como funciona?
- Quais testes de concreto utilizam o ultrassom?
- Equipamento de Ultrassom da Contenco/Pavitest
Ultrassom: como funciona?
O ultrassom é uma tecnologia que está bastante presente em nossas vidas cotidianas, principalmente na área médica. Todo mundo já fez – ou pelo menos conhece alguém que já fez – algum tipo de exame de imagem que tenha utilizado o ultrassom.
Em linhas gerais, funciona da seguinte maneira: o equipamento emite ondas sonoras de alta frequência (por isso se chama ultrassom), que colidem e são refletidas por superfícies rígidas. Essa reflexão é lida e processada pelo equipamento, que traduz em imagens.
Ou seja: o ultrassom é uma tecnologia já consolidada, confiável e relativamente barata que pode ser usada para “enxergarmos” através dos objetos. Mas, fica a pergunta: como isso se aplicaria na construção civil, mais especificamente em testes e ensaios de concreto?
Quais testes de concreto utilizam o ultrassom?
Conforme já pontuamos, o ensaio de ultrassom é realizado em estruturas já prontas – ou seja, naqueles locais em que o concreto já foi aplicado, está seco e pronto para o uso. Ou então até mesmo depois de algum tempo de utilização da estrutura e da edificação como um todo.
São esses os principais testes específicos que podem ser feito em estruturas de concreto, via ultrassom:
Teste de Integridade
Utilizado principalmente para se conhecer quão a estrutura de concreto se encontra dentro dos padrões desejados de resistência, podendo inclusive determinar quais áreas do local têm maior ou menor dureza está mais íntegra.
Teste de Resistência
Este ensaio tem como objetivo determinar a resistência geral da estrutura de concreto. Aqui, as ondas sonoras de alta frequência do aparelho conseguem nos dizer o quanto a estrutura pode resistir às pressões do uso e das forças da natureza.
Teste de Cavidade
O Teste de Cavidade pode ajudar a determinar se a estrutura de concreto em questão possui ou não falhas – ou cavidades – em sua extensão. O ultrassom, neste caso, tem o poder de mostrar defeitos e problemas que não podemos enxergar normalmente.
Teste de Profundidade da Fissura
Algumas rachaduras que vemos em estruturas de concreto podem até parecer pequenas e inofensivas, mas somente um estudo detalhado com o ultrassom pode dizer a verdade. Muitas vezes, a extensão e profundidade dessas fissuras é grande e pode comprometer a segurança do local. É por esse motivo que fazemos ensaios de profundidade de fissura.
Equipamento de Ultrassom da Contenco/Pavitest
O Ultrassom da Contenco/Pavitest é um equipamento de alta confiabilidade e perfeito para a realização dos testes nas estruturas de concreto de sua obra. Importada, a máquina tem a mesma garantia de qualidade daquelas que são produzidas pela Contenco.
O equipamento conta com display digital de 5,7 polegadas, além de sistema de captação automático de dados e armazenamento interno das informações coletadas e analisadas.
Além disso, é bastante leve: pesa menos de um quilo e meio. Já vem com bateria e pode ser alimentado também via corrente elétrica (220v).
Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar em suas redes! Ah, e aproveite para colocar o Blog da Contenco nos seus favoritos, pois semanalmente temos novidades e informações!
Post a Comment