
- fevereiro 12, 2025
- By: Thais Brito
- in: Asfalto, betume e óleos, Concreto e Agregados, Rochas e mineração
Um termo bastante comum no ramo de construção de vias pavimentadas (estradas, ruas, rodovias) é ensaios marshall – ou de forma simplificada, ensaio de asfalto. Como é extremamente importante, como veremos neste artigo!
Assim como é necessário testar de forma exaustiva amostras de concreto para obras em geral, com vistas principalmente à segurança, ensaios de asfalto estão no mesmo patamar para a construção de estradas. Afinal, aqui a segurança é palavra de ordem!
Isto porque, como sabemos, um asfalto de qualidade baixa pode desencadear uma série de acontecimentos, como trincas, buracos, acidentes e fatalidades. Dessa forma, obter um material que tenha passado por testes rigorosos é fundamental para esse setor tão estratégico quanto a construção de estradas.
Neste artigo, vamos falar sobre ensaios de asfalto – ou ensaios marshall – e de alguns equipamentos imprescindíveis para a realização desses procedimentos laboratoriais. Todos eles de origem 100% nacional e fabricados pela Contenco!
Para fins de orientação, separamos o assunto em tópicos:
E, antes de passarmos para as informações de fato, gostaríamos de propor algumas outras leituras, que você pode salvar e ler depois! Você com certeza vai se interessar!
Conheça O Ensaio De Solos CBR – California Bearing Ratio E Os Equipamentos Utilizados
Conheça Os Principais Equipamentos Para Laboratórios De Concreto
Ensaios De Rochas Com Um Moinho De Disco: Saiba Tudo!
Em essência, ensaios de asfalto são muito semelhantes aos outros tipos de ensaios que já abordamos aqui no blog (como ensaios de solos e de concreto, por exemplo). E, claro, carregam a mesma carga de importância, conforme já pontuamos acima, sobre a segurança.
Em termos conceituais, ensaios marshall têm como principal característica a obtenção dos índices de estabilidade e de fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico ou alcatrão.
Para complementar, entendemos estabilidade como a resistência máxima da amostra à compressão radial, e a fluência como a deformação total apresentada pela amostra, desde o início do ensaio até o nível máximo de compressão.
Falamos bastante sobre compressão e amostras, bem como os índices conceituais que trazem; mas falta ainda concebermos como, de fato, são realizados esses ensaios. É o que veremos agora!
Uma vez obtido o material que servirá de amostra (corpo de prova), este é colocado em banho-maria, para posteriormente ser inserido no molde de compressão. Depois, o material já no molde é colocado na Prensa Marshall, que é o equipamento padrão para este tipo de teste.
Uma vez na prensa, o corpo de prova é submetido à compressão, com carga que aumenta de forma progressiva, até que o corpo de prova se rompa.
Uma vez que isso ocorre, está finalizado o teste, tendo este gerado dois números: o da força máxima empregada para romper o corpo de prova e o da fluência, que é medido pela própria máquina, a partir do espaço de deformação da amostra.
Conforme já pontuamos, os equipamentos responsáveis pelos ensaios de asfalto ou ensaios marshall são as prensas. Nossa proposta aqui é conhecermos, agora, as máquinas dessa categoria que são produzidas e comercializadas pela Contenco, de forma 100% nacionalizada.
A primeira da lista é a Prensa Marshall Manual I-2001. Como podemos já inferir, trata-se de uma prensa que é operada de forma manual durante os testes laboratoriais. Mesmo assim, o pistão tem retorno rápido à posição inicial, sem a necessidade de uso da manivela.
Saiba mais sobre a Prensa Marshall Manual I-2001
Normas: NBR NM-ISO 7500-1; DNER-ME 043; ASTM D-1559
Em seguida temos a Prensa Marshall Elétrica – I-2001-A. Este modelo de prensa é movido a motor elétrico que, além de proporcionar um trabalho com menor esforço humano, permite uma aplicação de força muito mais uniforme.
Saiba mais sobre a Prensa Marshall Elétrica – I-2001-A
Normas: NBR NM-ISO 7500-1; DNER-ME 043; ASTM D-1559
Por último, temos uma máquina que impressiona pela versatilidade. Estamos falando da Prensa CBR Marshall Eletrônica/Híbrida – I-1006-FA. Além de ensaios de asfalto marshall, este modelo reproduz quaisquer outros tipos de ensaios laboratoriais de compressão (solo, asfalto, compressão simples).
Saiba mais sobre a Prensa CBR Marshall Eletrônica/Híbrida – I-1006-FA
Normas: NBR NM-ISO 7500-1; NBR 9895, 12770, 12891; DNER-ME 049, 043
As prensas para ensaios marshall contam também com um time de acessórios que são indispensáveis para procedimentos 100% confiáveis, de qualidade e muito mais práticos. Seguem alguns exemplos disponíveis nos catálogos da Contenco:
Anterior
Próximo
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e com seus contatos!
Post a Comment